Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 19º

"Cisão das operações africanas não fazia parte dos planos"

A cisão das unidades africanas proposta pela gestão do BPI visa cumprir com as novas exigências do Banco Central Europeu (BCE) e não fazia parte do projeto de desenvolvimento da entidade, reconheceu hoje Fernando Ulrich.

"Cisão das operações africanas não fazia parte dos planos"
Notícias ao Minuto

21:25 - 28/10/15 por Lusa

Economia Fernando Ulrich

"Obviamente não é este o meu sonho de vida, nem o projeto que queríamos. Gostávamos que o BPI continuasse no caminho em que estava", confessou o presidente do Banco BPI, durante a conferência de imprensa de apresentação de contas da instituição.

"Mas manda quem pode e obedece quem deve", vincou, apontando para as novas regras do BCE que limitam os grandes riscos, como a forte exposição do BPI a Angola.

Ainda assim, Ulrich disse que vê "muito bem" o futuro do BPI sem as suas subsidiárias em Angola e em Moçambique.

"O BPI na atividade doméstica segue o seu caminho, numa trajetória de continuidade e de melhoria da rentabilidade. Além dos dividendos, não há outras ligações" entre o BPI e o Banco de Fomento Angola (BFA), assinalou.

A administração do BPI apresentou em setembro um projeto de cisão para criar uma nova sociedade para gerir as participações que o BPI detém no BFA, de 50,1%, mas também no Banco Comercial e de Investimentos (BCI), em Moçambique, e no BPI Moçambique.

O BPI registou um resultado líquido de 151 milhões de euros entre janeiro e setembro, valor que compara com o prejuízo de 114,3 milhões de euros, apurado em igual período de 2014.

Do lucro total, a 'fatia de leão' é oriunda da atividade internacional (112 milhões de euros), sobretudo, da operação em Angola.

Nota para a evolução positiva da atividade doméstica que originou um lucro de 38,9 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, contra um prejuízo de 197,5 milhões de euros no período homólogo do ano passado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório