Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
30º
MIN 17º MÁX 30º

China preveniu "com êxito" os riscos do mercado

A China preveniu "com êxito" os potenciais riscos do mercado financeiro e tomou a tempo medidas para enfrentar as suas flutuações, após meses de resultados voláteis nas praças do país, segundo primeiro-ministro chinês, Li Keqiang.

China preveniu "com êxito" os riscos do mercado
Notícias ao Minuto

08:17 - 23/10/15 por Lusa

Economia Li Keqiang

Li prestou estas declarações ao reunir-se em Pequim, na quinta-feira, com o ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos da América Henry Paulson, segundo noticia hoje a agência Xinhua.

As medidas adotadas por Pequim estiveram "de acordo com as práticas internacionais e as condições próprias da China", sublinhou o chefe do Governo.

Em julho, quando as bolsas chinesas sofreram a sua primeira queda deste verão, que chegou a durar quatro semanas consecutivas em que os mercados chineses perderam um terço do seu valor, Pequim pôs em marcha um vasto conjunto de medidas.

A Comissão Reguladora do Mercado de Valores iniciou, junto do Ministério de Segurança Pública, uma série de investigações a para impedir "manipulações ilícitas do mercado", o que travou irregularidades, e proibiu os grandes acionistas de venderem os seus títulos pelo menos entre julho e dezembro.

O Ministério das Finanças começou a reduzir, no início de setembro, as taxas que os investidores pagam sobre os dividendos recebidos, de forma a incentivar o investimento e reduzir os movimentos especulativos.

"Continuaremos a impulsionar a reforma e o reforço institucional em prol de um mercado de capitais aberto, transparente, estável e saudável", acrescentou Li.

O primeiro-ministro assegurou também que a China melhorou a forma como calcula a taxa de paridade do renminbi "em resposta ao desenvolvimento do mercado financeiro internacional".

"Não há sustentação para pensar numa depreciação do renminbi a longo prazo", sublinhou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório