Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 26º

Novo serviço de transportes urbanos de Viana com tarifa mais baixa do país

O administrador da empresa responsável pela concessão, durante dez anos, do serviço de transportes públicos de Viana do Castelo garantiu hoje que as tarifas a praticar a partir de janeiro de 2016 "serão as mais baixas do país".

Novo serviço de transportes urbanos de Viana com tarifa mais baixa do país
Notícias ao Minuto

17:30 - 22/09/15 por Lusa

Economia Concessão

"Vamos praticar as tarifas mais baixas do país. Em média, a nível nacional, os passes são 34% mais caros e, os bilhetes, 24%", afirmou hoje Ivo Cunha durante a assinatura do contrato de concessão daquele serviço, entre a Transcunha e a Câmara de Viana do Castelo.

O preço dos bilhetes oscilará entre um 1 euro e 1,35 euros, e os passes entre os 19 euros e os 25.90 se incluir as quatro áreas abrangidas pela nova concessão, que vai funcionar entre as 07:00 e a 01:00.

A concessionária vai ainda praticar tarifas sociais com desconto para reformados e pessoas com mobilidade reduzida e vai disponibilizar passes flexíveis, onde o utente é que traça o circuito que melhor lhe convém.

O responsável anunciou ainda criação de um novo título de transporte, "O Único", implementado em toda a frota da rede urbana e interurbana, através do sistema integrado de bilhética sem contacto.

A empresa, há mais de 80 anos no setor, colocará "novas viaturas em todas as linhas e um autocarro elétrico no centro histórico".

Para o presidente da Câmara, trata-se de um serviço que "vem ao encontro das aspirações do município", por incluir "mais 16 quilómetros de rede", com "mais população servida pelas novas linhas de transportes", através dos "novos circuitos urbanos", criados nas freguesias de Areosa, Meadela, e Darque.

Por outro lado, destacou que a concessão "não representa qualquer encargo para o município", adiantando que as receitas de bilheteira revertem para operador privado que venceu o concurso público lançado em novembro de 2014 e ao qual concorreu outra transportadora, a Ovnitur, com sede em Ponte de Lima.

"Há um efetivo esforço por parte da empresa para adequar os preços à realidade socioeconómica do nosso concelho", disse.

O novo serviço prevê, ainda, "um aumento da população servida a 330 metros da rede de 59% para 73%, estimando-se que 92% da população a 660 metros da rede ficará igualmente servida".

José Maria Costa afirmou que "desta forma ficará garantido um serviço mais próximo das reais necessidades dos potenciais utentes e das populações, nomeadamente, das freguesias de Areosa, Meadela, Perre e Darque".

A concessionária escolhida terá ainda de garantir, de acordo com o concurso público, uma "mobilidade inteligente, eficiente, mais amiga do ambiente", introduzindo no atual serviço público "melhorias quantitativas e qualitativas quer do material circulante quer das vias a servir".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório