Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Estado vai poupar "mais de 120 milhões" com esta concessão

O secretário de Estado dos Transportes vê a concessão dos transportes do Porto como uma oportunidade das empresas chegarem ao mercado português.

Estado vai poupar "mais de 120 milhões" com esta concessão
Notícias ao Minuto

13:17 - 25/08/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Sérgio Monteiro

Sérgio Monteiro, secretário de Estado dos Transportes, acredita que o concurso público à concessão da STCP e Metro do Porto irá correr bem para o país, já que o Estado vai poupar “mais de 120 milhões de euros no conjunto das duas empresas”.

O membro do Executivo mostra que, caso o processo não termine, em 2016 o Estado terá de “pagar indemnizações compensatórias às empresas”, algo que seria feito com o “dinheiro dos contribuintes”. Assim, sendo que há um compromisso externo de não pagar indemnizações, este concurso é de extrema relevância.

“O concurso é igual ao concurso internacional, com as mesmas entidades [24 convidadas], com as mesmas regras, com o mesmo caderno de encargos”. Apenas o prazo para apresentação de propostas foi alterado, sendo que passou a ser de 12 dias. O responsável acrescentou ainda que o único critério de seleção do concurso é o preço.

Quando questionado sobre o facto de o processo ter falhado o ano passado, Sérgio Monteiro acredita que há uma “diferença em termos de mercado”. O secretário de Estado explicou que a conclusão do concurso de Lisboa fará com que existam mais propostas para o Porto, já que no ano passado muitas empresas ficaram na expectativa em relação ao concurso de Lisboa (que era a seguir) e não tentaram o Porto.

“O Porto passa a ser a grande oportunidade que essas empresas têm de marcar presença no mercado português”, explicou Sérgio Monteiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório