Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

Bolsa de Tóquio recupera de fortes perdas e regista ganhos de 1,10%

A bolsa de Tóquio estava a registar na sessão de hoje uma significativa recuperação, tendo passado de fortes perdas a ganhos nas últimas transações da parte da manhã e ao fim de cinco sessões consecutivas no"vermelho".

Bolsa de Tóquio recupera de fortes perdas e regista ganhos de 1,10%
Notícias ao Minuto

06:25 - 25/08/15 por Lusa

Economia Sessão

O principal índice, o Nikkei, que chegou a "afundar" momentaneamente mais de 4% pouco depois da abertura, valorizava 294,67 pontos (1,59%) nas últimas transações da parte da manhã, cotando-se nos 18.835,35 pontos pelas 11:20 (03:20 em Lisboa).

Dez minutos depois, na pausa para almoço, ou seja, a meio da sessão, estava em alta de 1,10%.

O segundo indicador, o Topix, subia 1,46%, até aos 1.502,53 pontos.

Na "segunda-feira negra" -- provocada pelas acentuadas quedas no mercado bolsista da China que contagiaram as principais praças financeiras do mundo --, o Nikkei sofreu um "tombo" de 4,6%, caindo para o valor mais baixo dos últimos seis meses.

Este movimento positivo na praça de Tóquio foi incentivado pela depreciação do iene face ao dólar norte-americano nas primeiras transações do dia, a qual beneficia os exportadores japoneses, bem como pela reação do Governo japonês que ao adotar uma postura "serena" terá tranquilizado os investidores.

"A queda generalizada das bolsas é provocada pela bolha chinesa, o que não significa que a base da economia mundial seja instável", afirmou o ministro da Política Económica e Fiscal, Akira Amari, em conferência de imprensa, citado pela agência Kyodo.

Por seu lado, o ministro porta-voz do Executivo japonês, Yoshihide Suga, disse que o Japão vai "adotar as medidas necessárias com os países do G7", qualificando de "impossível" a hipótese de a atual situação afetar o "Abenomics" -- como é conhecida a estratégia económica do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, para revitalizar a economia nipónica.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório