Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Sonae Capital atinge resultados positivos de 860 mil euros

A Sonae Capital registou lucros de 860 mil euros no primeiro semestre, contra prejuízos de 7,19 milhões de euros um ano antes, anunciou hoje a empresa.

Sonae Capital atinge resultados positivos de 860 mil euros
Notícias ao Minuto

19:51 - 30/07/15 por Lusa

Economia Semestre

"O resultado líquido no semestre ascendeu a positivos 0,86 milhões de euros, um marco importante na história da Sonae Capital, registando um crescimento de 8,05 milhões de euros face ao primeiro semestre de 2014, fruto da performance ao nível do EBITDA [resultado antes de impostos, juros, amortizações e depreciações] e, importante, dos resultados financeiros em virtude do menor nível de endividamento líquido e das menores taxas de juro", explica a empresa em comunicado.

Nos primeiros seis meses do ano, o volume de negócios subiu 6,2% para 80,99 milhões de euros, adianta a empresa em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O total de proveitos operacionais ascendeu a 90,78 milhões de euros em junho, mais 15,1% do que um ano antes.

Já o EBITDA triplicou para 12,06 milhões de euros, "sendo de destacar o contributo da venda de ativos imobiliários não estratégicos e a performance do segmento de Refrigeração & AVAC que apresenta uma evolução considerável", adianta a empresa.

O volume de negócios do segmento de 'resorts' recuou 25,8% para 13,71 milhões de euros, mas a de hotelaria progrediu 12,9% para 6,32 milhões de euros.

No negócio de 'fitness', o volume de negócios cresceu 7,9% para 7,45 milhões de euros e no segmento de energia aumentou 41,1% para 28,59 milhões de euros.

"O 'free cash flow' [investimento] (levered) ascendeu a 31,9 milhões de euros, representando uma melhoria de 40,24 milhões de euros face ao ano anterior, beneficiando da melhoria operacional da maioria dos segmentos e, principalmente, da alienação de ativos não estratégicos no montante global de 32,6 milhões de euros", adianta.

A Sonae Capital acrescenta que a "dívida líquida registou, novamente, uma redução significativa de 33,9 milhões de euros face ao final de 2014, para 200,6 milhões de euros, o valor mais baixo desde o destaque do grupo".

Os resultados no primeiro semestre "demonstram o nosso compromisso e empenho na implementação da estratégia definida", refere a presidente executiva da Sonae Capital, Cláudia Azevedo, citada no comunicado.

"Assume particular relevância o atingir resultados líquidos positivos no semestre e a alienação de diversos ativos imobiliários e financeiros, no montante global de 32,5 milhões de euros, o que permitiu uma redução significativa (33,9 milhões de euros) dos níveis da dívida líquida", acrescentou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório