CP Carga fecha 2012 com prejuízo de 19,3 milhões

A CP Carga, empresa de transporte ferroviário de mercadorias que este ano deverá ser privatizada, fechou 2012 com um prejuízo de 19,3 milhões de euros, melhorando 37% face aos resultados do ano anterior.

Notícia

© Lusa

Lusa
31/01/2013 17:22 ‧ 31/01/2013 por Lusa

Economia

Mercadoria

De acordo com o comunicado enviado hoje pela CP Carga, as receitas da empresa liderada por Aires São Pedro atingiram os 64,3 milhões de euros em 2012, mais 4,5% do que no ano anterior, apesar de, no mesmo período, o volume de mercadoria ter caído 4,4% (menos 400 mil toneladas).

No mesmo período, o resultado operacional foi de 14,6 milhões de euros negativos, o que representa uma melhoria de 45,7% relativamente ao ano anterior.

Já os gastos operacionais da CP Carga caíram 10,8% face a 2011, situando-se em 78,9 milhões de euros.

No comunicado, a CP Carga realça que "esta melhoria de resultados teve lugar num contexto de crise económica e financeira, a par de um contexto de greves", realçando que "a empresa se deparou com a maior conflitualidade laboral de sempre, marcada por greves permanentes desde o início do ano, que se agravaram no segundo semestre e que se mantêm".

De acordo com a proposta do Orçamento do Estado para o próximo ano, mantém-se o objectivo, já antes estabelecido pelo Governo, de ter a privatização concluída até ao final do primeiro semestre.

Na sexta avaliação do memorando de entendimento com a troika, o Governo reafirma a intenção de concluir a privatização da subsidiária da CP - Comboios de Portugal até ao final do segundo trimestre deste ano.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas