Obras na Linha do Vouga só melhoraram "condições de circulação técnica"

A CP - Comboios de Portugal disse hoje à Lusa que as recentes obras na Linha do Vouga feitas pela Infraestruturas de Portugal (IP) só melhoraram as "condições de circulação técnica", não permitindo repor o serviço comercial na totalidade.

CP, Comboios de Portugal

© ShutterStock

Lusa
13/08/2025 19:03 ‧ há 2 horas por Lusa

Economia

CP

Em resposta a questões da Lusa após a IP ter anunciado o fim das obras, a CP refere que "tem interesse em retomar o serviço comercial nos troços renovados da Linha do Vouga", mas "a intervenção entre Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga, realizada pela Infraestruturas de Portugal, melhora apenas as condições de circulação técnica".

 

"A retoma do serviço comercial depende de intervenções complementares, também a cargo da IP. Esta intervenção incluirá a adaptação das paragens às condições de acessibilidade e a reativação de cruzamentos em estações estratégicas, essenciais para garantir um serviço ferroviário regular e com qualidade. Até lá, manter-se-á o serviço rodoviário de substituição", refere na resposta à Lusa.

Atualmente, os comboios circulam entre Espinho - Vouga e Oliveira de Azeméis, a Norte, e entre Aveiro e Sernada do Vouga, a sul, havendo um serviço alternativo de táxi entre Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga.

A Lusa questionou a IP sobre o tema e aguarda resposta, sendo que a empresa já tinha referido que para o ano de 2026 está prevista uma intervenção complementar para repor o cruzamento de comboios nas estações de Pinheiro da Bemposta e Albergaria-a-Velha.

Em causa está o anúncio, em 04 de agosto, pela IP, da conclusão da reabilitação integral da via na Linha do Vouga, entre Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga.

A obra representou um investimento total de 6,2 milhões de euros, no âmbito do plano reabilitação da Linha do Vouga que está a realizar, que prevê a renovação e beneficiação integral dos 96 quilómetros de extensão da Linha.

"A empreitada de reabilitação da linha do Vouga entre Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga, agora concluída, consistiu na renovação da superestrutura da via com substituição integral de carril, travessas e fixações, a balastragem da via e ataque mecânico pesado", descreve a nota.

Segundo a IP, a Linha do Vouga é usada por milhares de passageiros, servindo diretamente as populações dos concelhos de Espinho, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Albergaria-a-Velha, Águeda e Aveiro.

O plano de reabilitação da linha contempla também a automatização de cerca de 70 passagens de nível, a estabilização de taludes e a melhoria dos sistemas de drenagem.

A instalação de vedações de proteção e a beneficiação e relocalização de alguns apeadeiros são intervenções igualmente previstas naquele plano.

Segundo uma nota de imprensa da IP, estão já concretizadas as intervenções nos troços entre Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis e entre Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga, bem como entre Sernada do Vouga e Águeda.

De acordo com a mesma fonte foram também já realizadas empreitadas de reabilitação da via da ponte rodoferroviária de Sernada do Vouga e de reabilitação estrutural e proteção anticorrosiva da ponte do Rio Águeda.

Leia Também: CP recusa supressão de comboios na Linha do Douro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas