Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mais de 11 mil pediram ajuda por não conseguir pagar empréstimos

Muitos consumidores não têm ainda conhecimento da Rede de Apoio ao Consumidor Endividado.

Mais de 11 mil pediram ajuda por não conseguir pagar empréstimos
Notícias ao Minuto

08:30 - 14/06/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Endividamento

No primeiro ano de funcionamento da Rede de Apoio ao Consumidor Endividado, foram 2.040 os portugueses que pediram ajuda por não conseguir pagar os empréstimos contraídos junto de instituições bancárias.

A adesão ao serviço de apoio a consumidores com dificuldades no cumprimento dos seus créditos, que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2013, aumentou 356% num ano. Em 2014, foram já nove mil os portugueses a procurar ajuda.

Em declarações ao Jornal de Notícias, a diretora-geral da Direção-Geral do Consumidor (DGC) admitiu que o número poderia ser superior se mais pessoas tivessem conhecimento da rede, mas salientou que o balanço é “positivo”.

No primeiro trimestre de 2015 foram abertos 999 processos, o que faz com que se atinja um total de 11.344 pedidos de apoio desde que este serviço entrou em funcionamento.

Ainda que o número de entidades participantes seja mais baixo do que o previsto (23 ao invés de 40), Teresa Moreira destaca que todo o território nacional está coberto. Estão articuladas com a Rede de Apoio ao Consumidor Endividado associações de consumidores, municípios, universidades, centros de arbitragem de conflitos de consumo, entre outras entidades com experiência em casos de sobre-endividamento.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório