Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 19º

Lucro do Bank Millennium aumenta 3,9% para 39 milhões

O lucro consolidado do polaco Bank Millennium, detido maioritariamente pelo BCP, aumentou 3,9% no primeiro trimestre em termos homólogos, para 162,5 milhões de zlotys (39 milhões de euros), e progrediu 3,1% face ao trimestre anterior.

Lucro do Bank Millennium aumenta 3,9% para 39 milhões
Notícias ao Minuto

11:25 - 27/04/15 por Lusa

Economia 1.º trimestre

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Banco Comercial Português (BCP) atribuiu a melhoria do resultado consolidado da operação na Polónia aos "maiores proveitos operacionais" e "estabilidade dos custos operacionais e imparidades".

Destacando o "crescimento contínuo da rendibilidade, apesar das condições desfavoráveis", o BCP aponta entre os principais indicadores financeiros e de negócio, do primeiro trimestre, o ROE ('return on equity' ou rendibilidade dos capitais próprios) de 11,3% e o rácio de eficiência de 50,3%, em linha com os valores de 2014.

Já a margem financeira esteve "sob pressão face ao corte nas taxas de juro", recuando 0,8% em termos trimestrais, e os proveitos base aumentaram 2,3%, "favorecidos pelo aumento das comissões líquidas" (10,2% em termos trimestrais).

Apesar da volatilidade da taxa de câmbio do franco suíço, o BCP aponta a "manutenção da qualidade dos ativos" da operação polaca, cujo rácio de crédito apresenta um nível de imparidade de 4,2% e rácio de crédito habitação regista um nível de imparidade de 1,6%.

No primeiro trimestre, o rácio de crédito sobre depósitos do Bank Millennium manteve-se abaixo de 95%, enquanto o rácio de capital total foi de 14,2% e o rácio 'Common Equity Tier 1' foi de 13,6%.

No que respeita ao negócio de retalho, o BCP destaca "o recorde" na nova produção de crédito ao consumo, que se situou nos 674 milhões de zlotys (162 milhões de euros), e o aumento de 10% dos depósitos e de 13,4% em outros recursos (dos quais +10% no primeiro trimestre de 2015) em termos anuais.

No segmento de empresas, é apontado o aumento do crédito em 10% em termos anuais, com o financiamento ao investimento a aumentar 20%, o crescimento anual de 14% das carteiras de 'leasing e factoring' e a subida de 5% em termos anuais dos depósitos de empresas.

Com sede em Varsóvia, na Polónia, o Bank Millennium é detido em 50,1% pelo BCP.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório