Meteorologia

  • 12 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 22º

Quer comprar casa? Saiba em que banco irá poupar mais

A prestação mensal ao banco não é a única despesa a ter em conta no momento de comprar uma habitação com recurso ao crédito.

Quer comprar casa? Saiba em que banco irá poupar mais
Notícias ao Minuto

14:48 - 27/04/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Custos

Os bancos têm vindo a baixar os spreads numa altura em que as Euribor estão em queda, especialmente a taxa a três meses que já está em terreno negativo.

O Jornal de Negócios analisou dez instituições bancárias e simulou os custos que um cliente terá a nível das comissões e impostos.

Assim, no que diz respeito às comissões de abertura do processo, de avaliação do imóvel e da preparação da minuta da escritura, o Crédito Agrícola é o que apresenta um custo mais baixo, a rondar os 301 euros. Em sentido contrário está o Banif com os custos iniciais a ultrapassarem os mil euros.

Depois, no que diz respeito aos impostos – registos e escritura do ‘Casa Pronta’, imposto do selo da compra e venda e Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis – o Crédito Agrícola volta a ser o ‘campeão’ da poupança.

Segundo as contas feitas pelo Negócios e tendo por base um financiamento de 150 mil euros para um imóvel avaliado em 200 mil euros, os custos rondam os 5.006 euros no Crédito Agrícola e os 5.786 no Banif.

Mas as despesas não se ficam por aqui. Todos os bancos, à exceção do BPI, cobram uma comissão mensal pelo processamento da prestação. Neste caso, o mais barato é o BIC (1,04 euros) e o mais caro o Santander Totta (2,60 euros).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório