Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Houve salários que aumentaram. Os de políticos e de dirigentes

Os dados são da Síntese Estatística do Emprego Público.

Houve salários que aumentaram. Os de políticos e de dirigentes
Notícias ao Minuto

08:20 - 19/02/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Estatística

Os últimos anos têm sido caracterizados por cortes nas pensões e nos salários, pelo congelamento das diferentes carreiras e por enormes dificuldades que os portugueses se viram obrigados a enfrentar.

Em outubro do ano passado, o ganho médio mensal dos funcionários públicos estava nos mesmos níveis de 2011. Ainda assim, existem profissões que escaparam a estes cortes e congelamento de carreira.

O Jornal de Notícias avança, esta quinta-feira, que os políticos ganham agora mais 8,7% do que aquilo que auferiam em 2011. O vencimento-base aumentou cerca de 150 euros e, no final do mês, recebem em média mais 220 euros.

Também os dirigentes de topo da Administração Pública ganham agora mais do que em 2011. Segundo o Jornal de Notícias, o aumento é de 86,1 euros e deve-se, sobretudo, à subida do salário-base que aumentou de 3.539 para 3.562 euros.

No total das 26 carreiras da Administração Pública há dez em que o salário aumentou face a 2011. Esta subida de rendimento afeta os magistrados, as forças armadas e de segurança, os trabalhadores da área da investigação e os docentes.

Em sentido contrário, refere o JN, os médicos recebem menos 356 euros e os enfermeiros perderam cerca de 100 euros por mês. No lote das profissões que viram os ganhos mensais diminuir incluem-se ainda os funcionários da Justiça, o pessoal de inspeção e os informáticos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório