A Jerónimo Martins revelou hoje que as suas vendas aumentaram 10,5% no ano passado face a 2011, tendo em consideração "as vendas das lojas que operaram nas mesmas condições nos dois períodos", para um total de 10,9 mil milhões de euros. Num comunicado enviado à CMVM, o regulador do mercado português, a retalhista adianta que a subida avança para 11,5% caso se exclua o efeito cambial negativo da desvalorização do zloty, a moeda da Polónia, onde a retalhista tem uma forte aposta.
“As vendas do Grupo cresceram 10,5%, com desempenhos de vendas 'like-for-like' acima dos respectivos mercados, num ano que a contracção do mercado tornou particularmente difícil em Portugal e em que, na Polónia, se registou uma desaceleração do crescimento económico”, indica a Jerónimo Martins.
A retalhista adianta que, na Polónia, as vendas da Biedronka subiram 18% em zloty, ou 16,3% em euros, para um total de 6,7 mil milhões de euros no ano passado.
Por Portugal, as vendas do Pingo Doce aumentaram 2,4% tendo-se também registado um aumento da quota de mercado da cadeia de supermercados, em reacção “à estratégia de reforço de preços”.