Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Fisco visitou mais de 53 mil empresas. 72% cumprem regras

O fisco realizou, durante seis meses, diversas ações de fiscalização para avaliar o sistema de faturação das mesmas e concluiu que 72% das empresas estão a cumprir as regras de faturação, revela o Público.

Fisco visitou mais de 53 mil empresas. 72% cumprem regras
Notícias ao Minuto

21:30 - 27/01/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Faturas

Na segunda metade do ano passado, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) iniciou um plano de ações que tinha como objetivo incentivar as empresas a cumprirem as obrigações fiscais de emissão de faturas. O Plano de Ações Externas Locais, de Promoção e Apoio ao Cumprimento Voluntário revelam que 72% dos 53.840 estabelecimentos visitados estão a utilizar o sistema informático.

O plano decorreu durante os últimos seis meses do ano e visava esclarecer os comerciantes sobre as obrigações de faturação, recolher informação e identificar infrações, explica o Público.

No final, concluiu-se que que 18% dos comerciantes recorrem a faturas pré impressas (cerca de 9.400), 8% utilizam caixa registadora (mais de 4.300), e 2% não possuem qualquer sistema de faturação (cerca de 1.100 comerciantes).

Dos que usam a caixa registadora, 79% inclui os elementos obrigatórios na fatura (79%), enquanto 21% emite as faturas sem as informações obrigatórias por lei.

Nas ações de inspeção de combate à evasão fiscal, os funcionários da AT verificaram que se registou uma “elevada taxa de cumprimento das regras de emissão de faturas”, em 93,3% das empresas visitadas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório