Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 21º

PT investiu na ESI e Rioforte de 'olhos vendados'

A Portugal Telecom investiu em dívida da Espírito Santo International e da Rioforte às ‘cegas’, isto é, sem conhecer os dados financeiros das empresas. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Jornal de Negócios que teve acesso a um relatório da PricewaterhouseCoopers.

PT investiu na ESI e Rioforte de 'olhos vendados'
Notícias ao Minuto

08:25 - 23/01/15 por Notícias ao Minuto

Economia PwC

Um relatório da PricewaterCoopers (PwC), a que o Jornal de Negócios teve acesso, arrasa por completo a forma de atuar da Portugal Telecom.

O documento refere que a operadora portuguesa - que será vendida aos franceses da Altice, segundo ficou ontem decidido em Assembleia Geral de Accionistas - investiu em dívida da Espírito Santo International (ESI) e da Rioforte sem conhecer os dados financeiros das empresas.

Segundo o Jornal de Negócios, a partir de setembro de 2013 a falta de informação relativa à ESI agravou-se com os prospetos das emissões a não conterem dados relevantes para uma operação de tal envergadura.

O único documento que a PT recebia era uma folha onde, segundo o Negócios, constava o montante da subscrição, a taxa, a maturidade e o colocador. O documento apresentava ainda as assinaturas de António Ricciardi e Manuel Espírito Santo.

Relativamente à Rioforte, a situação não era muito diferente. O relatório da PwC refere que os empréstimos à holding do Grupo Espírito Santo começaram em fevereiro de 2014 e que o prospeto “não apresenta demonstrações financeiras ou outra informação financeira relativa à Rioforte”.

Assim, a auditora conclui que a Portugal Telecom autorizou investimentos nas dívidas destas empresas sem que tivesse conhecimento da saúde financeira das mesmas, não tendo cumprido as obrigações de análise de risco nem de diversificação de risco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório