Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Arnaut ajudou a "angariar dinheiro do Goldman Sachs para o BES"

O jornal norte-americano Wall Street Journal dá conta, esta segunda-feira, de que José Luís Arnaut terá impulsionado a que o Goldman Sachs emprestasse dinheiro ao Banco Espírito Santo (BES), na primavera passada, quando o banco português já revelava sinais de que algo estaria mal.

Arnaut ajudou a "angariar dinheiro do Goldman Sachs para o BES"
Notícias ao Minuto

16:06 - 19/01/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Wall Street Journal

O empréstimo que o Goldman Sachs fez ao Banco Espírito Santo (BES), na primavera passada, pouco antes do colapso do banco, terá sido impulsionado por José Luís Arnaut.

A notícia é avançada pelo Wall Street Journal, que recorda que o português foi nomeado, pouco tempo antes do acordo, para o comité de aconselhamento internacional do Goldman Sachs.

Aproveitando-se da posição que tinha na instituição sediada em Nova Iorque, Arnaut terá, segundo a mesma publicação, agilizado o processo para que esta emprestasse 835 milhões de dólares ao banco que estava sob a alçada de Ricardo Salgado, quando mais nenhum banco se mostrava disponível para o fazer.

“Arnaut ajudou a angariar o dinheiro”, indica o Wall Street Journal, dando conta de que este foi depois aprovado por três comités responsáveis por “avaliar rigorosamente as transações quanto ao risco de crédito”.

A operação teve, ainda, a ajuda de António Esteves, o sócio português do Goldman Sachs, que reuniu com os chefes do banco em Londres, permitindo a criação da sociedade veículo Oak Finance, para financiar um projeto na Venezuela.

O BES e o Goldman Sachs estão agora, de certa forma, de costas voltadas, tentando encontrar soluções para o facto de o empréstimo ter passado para o banco mau, ao invés de ter sido transferido para o Novo Banco, que ficou com os ativos bons do BES.

Em causa está o facto de o Goldman Sachs se ter tornado acionista do banco entretanto extinto, ao adquirir 2% do capital.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório