Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 19º

UGT quer João Proença na liderança do CES

No encontro que tem esta tarde com António Costa, a UGT vai propor o nome de João Proença para substituir Silva Peneda na liderança do Conselho Económico e Social, indica o Expresso.

UGT quer João Proença na liderança do CES
Notícias ao Minuto

17:45 - 07/01/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Substituição

António Costa tinha agendada para as 15 horas de hoje uma reunião com a UGT. Ainda antes da reunião – cujas conclusões ainda não são conhecidas - a UGT irá propor o nome de João Proença para presidir o Conselho Económico e Social.

Aquele organismo está atualmente nas mãos de Silva Peneda, que já anunciou que vai deixar o cargo para se dedicar à assessoria do presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, na pasta dos Assuntos Sociais.

Segundo o Expresso, o homem que foi líder da UGT durante 18 anos é o nome que os responsáveis querem colocar em cima da mesa.

João Proença "tem o perfil indicado e a capacidade de negociação necessária. Seria um pivot do diálogo social, não só nacional como internacional, e, além disso, é um nome da casa", afirmou o líder da central sindical, Carlos Silva.

Mas há um indicador que não abona a seu favor. Proença – que abandonou qualquer função sindical e é assessor da Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal (AICEP) – apoiou António José Seguro nas últimas eleições socialistas.

A tradição política dita que cabe ao PS escolher o nome do próximo dirigente do CES, que terá de ser votado no Parlamento por uma maioria de dois terços.

Aos jornalistas, no final da reunião, Carlos Silva confirmou a sugestão, dizendo que António Costa ainda não se pronuciou sobre tal.

[Notícia atualizada às 18h18]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório