Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 30º

"Ultimato a Bento sobre mostra desresponsabilização do BdP"

As 48 horas dadas pelo Banco de Portugal a Vítor Bento para recapitalizar o BES foram, segundo Ricardo Salgado, um "ultimato" que nunca teria condições para ser cumprido, representando uma tentativa de desresponsabilização do supervisor pela queda do banco.

"Ultimato a Bento sobre mostra desresponsabilização do BdP"
Notícias ao Minuto

14:30 - 09/12/14 por Lusa

Economia Salgado

"A carta do Banco de Portugal (BdP) a dar 48 horas para a administração do banco fazer um aumento de capital é uma forma de o BdP se desresponsabilizar", acusou hoje o antigo presidente do Banco Espírito Santo (BES), no parlamento.

"Fazer um aumento de capital em 48 horas? Não é possível", assegurou, concluindo que "o que parece é que isto estava tudo mais ou menos orientado para o mesmo", leia-se, forçar o colapso do BES.

Esta observação, relacionada com um período já posterior ao da sua gestão, aliado à exigência da entidade liderada por Carlos Costa para a constituição "exagerada" de dois mil milhões de euros de provisões, e ao calendário apertado dado ao BES (sob a gestão de Salgado) para recapitalizar as 'holdings' não financeiras do Grupo Espírito Santo (GES), levou Salgado a fazer uma declaração forte.

"O BES não faliu. O BES foi forçado a desaparecer", atirou o antigo banqueiro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório