Numa mensagem áudio enviada às redações, José Manuel Rodrigues realça que o IDE é "essencial ao crescimento económico na região", adiantando que o instituto "tem cerca de 200 milhões de euros de fundos europeus e de verbas do Orçamento Regional para apoiar as empresas nos próximos três anos".
O governante do executivo de coligação PSD/CDS-PP, que visitou hoje o IDE, sublinha a importância de "aproveitar esse dinheiro disponível para a modernização das empresas, para aumentar a sua competitividade, a sua produtividade e a sua internacionalização".
"E estou certo de que será possível agilizar e simplificar ainda mais as candidaturas, no sentido de que mais empresas possam ser abrangidas pelos apoios do IDE e, sobretudo, que eles possam chegar mais cedo a essas mesmas empresas", reforça.
Por seu turno, o presidente do IDE, Ricardo Faísca, refere que há um conjunto de medidas já em curso para apoiar o tecido empresarial da Madeira e do Porto Santo, acrescentando que existem "várias áreas" nas quais se pretende "criar mecanismos que facilitem o acesso das empresas aos fundos comunitários".
O responsável alerta para a importância de os empresários estarem atentos ao plano anual de avisos e de realizarem uma "candidatura muito bem instruída [...], fundamental para o sucesso da candidatura".
Leia Também: "Problemas no motor". Veleiro com franceses auxiliado na Madeira