Wall Street fecha em baixa devido à incógnita na política orçamental e comercial

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em baixa, minada pela discussão em torno da política orçamental e comercial dos EUA, com o setor da tecnologia destacado na cedência à conjuntura.

Notícia

© Lusa

Lusa
20/05/2025 23:00 ‧ há 6 horas por Lusa

Economia

Bolsa de Nova Iorque

O resultado da sessão indica que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average a recuar 0,27% e o tecnológico Nasdaq 0,38%. Por sua vez, o alargado S&P500, ao fim de seis sessões consecutivas de ganhos, recuou, a perder 0,39%.

 

Porém, Peter Cardillo, da Spartan Capital Securities, comentou, em declarações à AFP, que "o mercado está em vias de recuperar".

Na mesma linha, Patrick o'Hare, de Briefing.com, especificou que hoje "foi um dia de consolidação; o mercado estava ofegante".  

Mas a praça bolsista está com dificuldade em se projetar a longo prazo e "precisa de mais informações sobre as taxas alfandegárias", impostas de forma generalizada por Donald Trump aos parceiros comerciais dos EUA, bem como "sobre o estado da economia" norte-americana, disse Cardillo.

O ceticismo de Wall Street vem também das incertezas que rodeiam a proposta de lei orçamental em discussão no Congresso, apontou O'Hare.

Esta proposta, cara a Trump, pretende prolongar os créditos de impostos aprovados durante o seu primeiro mandato, antes que expirem.

Segundo uma comissão independente do Congresso, este prolongamento, acompanhado por outras medidas fiscais, implicaria uma subida superior em 4,8 biliões (milhão de milhões) de dólares do défice federal na próxima década.

Trump exortou hoje os republicanos no Congresso a apoiar a sua "grande e bela lei", quando se manifestam acentuadas divisões nas duas fileiras, que têm contribuído para reduzir o avanço do projeto.

Leia Também: Bolsa de Lisboa fecha a valorizar-se 1,75% alinhada com praças europeias

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas