"Eu diria que os jovens têm mais futuro na Europa do que em qualquer outra parte do mundo. A Europa tem um mercado de 450 milhões de consumidores, a Europa tem recursos financeiros suficientes para financiar todas as atividades e todos os empreendimentos que os jovens queiram desenvolver, a Europa tem um conjunto de políticas destinadas a ajudá-los a crescer e a criar valor", sublinhou.
Maria Luís Albuquerque, comissária europeia responsável pelos Serviços Financeiros e União da Poupança e dos Investimentos, falava à Lusa no final de uma conferência que reuniu cerca de 250 jovens empreendedores de toda a Europa.
Aos jovens presentes, deixou uma mensagem de encorajamento, desafiando-os a que continuem a desenvolver as suas ideias e que o façam na Europa e garantindo que a Comissão Europeia "está a trabalhar para lhes dar as melhores condições para que essas ideias possam ser desenvolvidas e produzir frutos" no espaço europeu.
"A Europa tem, sobretudo, os valores que nos unem a todos e que nos diferenciam de outras regiões do mundo e, portanto, os nossos projetos de vida são potencialmente muito mais felizes aqui do que noutros sítios", acrescentou.
Para a antiga ministra das Finanças, a importância dos valores e dos recursos da Europa "é hoje bem mais reconhecida do que era no passado".
"O interesse que a Europa está hoje a despertar em outras geografias, a aproximação que nós assistimos à Europa, mostra que, de facto, nós temos um imenso potencial ainda por explorar e que, se fizermos as coisas bem feitas, serão as nossas próximas gerações a beneficiar mais disso", disse ainda.
Questionada sobre as eleições legislativas em Portugal, marcadas para 18 de maio, a comissária europeia disse apenas esperar que os eleitores participem, escusando-se a quaisquer outros comentários, "porque a comissão não interfere nos processos eleitorais nacionais, por definição".
"Em termos gerais, espero sempre que as pessoas participem nas eleições. Ainda hoje transmiti isso a um conjunto de jovens numa escola secundária aqui de Braga. Quando me perguntaram o que é que podem fazer pela Europa, desde logo podem votar nas eleições europeias. E, portanto, é um apelo à participação cívica, que faço sempre", referiu.
Nesta deslocação a Braga, inserida nas comemorações do Dia da Europa, Maria Luís Albuquerque participou também num debate com estudantes da Escola Secundária Escola Secundária Alberto Sampaio.
Leia Também: Maria Luís Albuquerque nos EUA após polémica sobre espionagem