Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 16º

Bolsas europeias em alta a festejarem permanência da Escócia no Reino Unido

As principais bolsas europeias abriram hoje em alta, a festejarem a vitória do "não" no referendo sobre a independência da Escócia do Reino Unido, segundo os analistas.

Bolsas europeias em alta a festejarem permanência da Escócia no Reino Unido
Notícias ao Minuto

09:37 - 19/09/14 por Lusa

Economia Abertura

Cerca das 09:20 em Lisboa, o EuroStoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, estava em alta, a subir 0,60% para 3.291,15 pontos.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt estavam em alta, a subir respetivamente 0,62%, 0,40% e 0,63%, bem como a de Madrid e de Milão, que registavam avanços de 1,22% e 0,70%.

Depois de ter aberto em alta, a Bolsa de Lisboa mantinha a tendência e, cerca das 09:20, o principal índice, o PSI20, estava a subir 0,94% para 5.960,59 pontos.

Em Nova Iorque, Wall Street terminou em alta na quinta-feira, com o Dow Jones a subir 0,64%, para 17.265,99 pontos, um novo máximo de sempre desde que foi criado, há 128 anos.

Ao nível cambial, o euro abriu hoje em baixa no mercado de divisas de Frarnkfurt, a cotar-se a 1,2904 dólares, contra 1,2918 dólares no encerramento de quinta-feira.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou na quinta-feira o câmbio de referência da divisa europeia em 1,2872 dólares.

Apesar dos mercados terem antecipado na quinta-feira a permanência da Escócia no Reino Unido, o alívio era generalizado e dissipava todos os receios do setor financeiro e qualquer incerteza sobre a utilização da libra esterlina por uma Escócia independente.

A volatilidade vai estar muito presente ao largo da sessão.

O mercado secundário da dívida soberana também agradecia o resultado do referendo, estando as taxas de juro dos países periféricos da zona euro a cair em todos os prazos.

Na quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou que emprestou 82.601,57 milhões de euros, a quatro anos e a uma taxa fixa de 0,15%, a 255 bancos da zona euro para obrigatoriamente concederem crédito a empresas e famílias.

O BCE adjudicou o montante, que foi muito inferior ao previsto, a 255 bancos comerciais da zona euro com a condição de que este seja concedido a empresas e famílias.

Esta foi a primeira de duas operações de financiamento a quatro anos que o BCE realizará este ano, que pode atingir o valor máximo de 400 mil milhões de euros. A segunda operação deverá realizar-se a 11 de dezembro.

O barril de petróleo Brent, para entrega em novembro, abriu hoje em baixa ligeira, a cotar-se a 97,66 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, menos 0,04% do que no encerramento da sessão anterior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório