Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Apoio do Estado ao BES não altera para já 'rating' de Portugal

A agência de 'rating' Standard & Poor's disse hoje que o apoio do Estado português na crise desencadeada pelo BES não tem, "no imediato", impacto na nota de Portugal.

Apoio do Estado ao BES não altera para já 'rating' de Portugal
Notícias ao Minuto

20:45 - 13/08/14 por Lusa

Economia S&P

Segundo a empresa de notação financeira, o empréstimo do Tesouro para recapitalizar o novo banco "não afeta imediatamente" o 'rating' soberano de Portugal.

O empréstimo do Tesouro ao fundo de resolução bancário, que depois capitaliza o Novo Banco (que resultou da cisão do BES), foi inicialmente estimado em 4,4 mil milhões de euros, mas com o empréstimo da banca para o mesmo fundo, reduziu-se entretanto para 3,9 mil milhões de euros.

A S&P diz que nos seus cálculos de dívida pública já estão incorporados os 6,4 mil milhões de euros que ainda restavam da linha da 'troika' e que podiam ser usados na recapitalização de bancos.

Ainda assim, admite que pode rever o 'rating' de Portugal mais cedo do que o previsto (07 de novembro) "se o custo de suporte BES ou de assegurar a estabilidade do sistema financeiro português acabar por ser materialmente mais elevado do que o que esperamos atualmente".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório