Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

PT joga pelo seguro e tira todo o dinheiro do BES

A Portugal Telecom (PT) optou por precaver-se, apesar das garantias dadas pelo Banco de Portugal e pelo Governo, e no último mês, retitou todos os depósitos bancários que tinha no BES. De acordo com a edição de hoje do Diário Económico em causa estão 128 milhões de euros que a PT iria perder com a solução encontrada para a insituição.

PT joga pelo seguro e tira todo o dinheiro do BES
Notícias ao Minuto

09:11 - 05/08/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Banca

A 30 de junho deste ano a PT, conforme informou à data através de comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Imobiliários (CMVM), mantinha “depósitos bancários [da PT Internacional Finance e da PT Portugal] junto do BES num total de 22 milhões de euros e a Portugal Telecom SGPS, depósitos bancários de 106 milhões de euros”.

Porém, pouco mais de um mês depois, revela hoje o Diário Económico, a operadora decidiu retirar todos esses depósitos, no valor de 128 milhões de euros, do BES apesar de manter a participação de 2,1% no banco. Esta informação foi, aliás, confirmada por fonte da PT à publicação: “não temos qualquer depósito no BES a esta data”.

Significa isto que, caso tivesse mantido os depósitos na instituição acabaria agora, após a decisão encontrada pelo Banco de Portugal para a crise no BES, por perdê-los porque seriam ‘transferidos’ para o banco mau.

O Diário Económico soube ainda que o mesmo sucedeu aos depósitos da PT Portugal e da PT Internacional Finance.

Saliente-se que, a solução encontrada, e anunciada na noite de domingo pelo governador do Banco de Portugal Carlos Costa, estabelece que o BES seja dividido num banco mau e num bom, o Novo Banco, sendo que para o ‘bad bank’ seguem os ativos tóxicos, que implicam perdas para os detentores de obrigações subordinadas, de acionistas e depósitos ou aplicações feitos por titulares de mais de 2% do BES ou antigos gestores da instituição.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório