Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 16º MÁX 26º

Taxa de desemprego nos EUA recua para 3,8% em março

A taxa de desemprego nos Estados Unidos desceu em março para 3,8%, contra 3,9% em fevereiro e foram criados 303.000 empregos, segundo números publicados hoje pelo Departamento do Trabalho.

Taxa de desemprego nos EUA recua para 3,8% em março
Notícias ao Minuto

15:17 - 05/04/24 por Lusa

Economia Desemprego

A criação de emprego foi mais alta do que a do mês anterior (270.000), tendo sido registada uma revisão em baixa dos números de fevereiro (inicialmente foram anunciados 275.000 empregos).

Os analistas contavam com uma descida acentuada nos novos empregos e apontavam para 200.000.

Estes dados indicam que o mercado laboral norte-americano continua sólido, apesar de as taxas de juro permanecerem num nível elevado.

A Reserva Federal (banco central) começou a subir as taxas de juro em março de 2022 para lutar contra a inflação elevada, deixando desde julho de 2023 a taxa dos fundos federais no intervalo entre 5,25% e 5,50%, o nível mais alto em mais de 20 anos.

Em comunicado, o Presidente norte-americano, Joe Biden, que tem feito da economia um dos seus argumentos na campanha para as eleições presidenciais de novembro, já se congratulou por "o desemprego permanecer abaixo de 4% pelo período mais longo em 50 anos".

"O mercado de trabalho continua sólido e a economia continua a criar empregos a um ritmo elevado", afirmou a economista-chefe do HFE, Rubeela Farooqi, numa nota citada pela AFP, sublinhando, no entanto, que "o ritmo de crescimento salarial continua a abrandar".

Leia Também: EUA saúdam decisão de Israel de aumentar a ajuda a Gaza

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório