Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

PIB dos EUA tem crescimento anualizado de 3,4% no 4.º trimestre de 2023

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no último trimestre de 2023 foi revisto ligeiramente em alta para uma taxa anualizada de 3,4%, anunciou hoje o Departamento do Comércio norte-americano.

PIB dos EUA tem crescimento anualizado de 3,4% no 4.º trimestre de 2023
Notícias ao Minuto

14:55 - 28/03/24 por Lusa

Economia EUA

A taxa de crescimento anteriormente anunciada situava-se em 3,2%, pelo que os dados hoje divulgados correspondem à terceira e última estimativa daquele organismo oficial norte-americano.

No entanto, esta revisão não afeta o crescimento do PIB para o conjunto de 2023, que se mantém em 2,5%, contra 1,9% em 2022, adianta.

O comportamento do PIB no último trimestre superou ligeiramente as expectativas dos analistas, que esperavam que o crescimento anualizado do PIB se mantivesse inalterado nos 3,2%, segundo analistas do briefing.com, citados pela agência EFE.

A revisão do PIB ficou a dever-se, em grande parte, a uma inflação ligeiramente mais persistente do que a esperada, uma vez que o crescimento não inflacionista ao longo do período permanece inalterado à taxa anualizada de 1,6%.

Os Estados Unidos publicam o seu crescimento a uma taxa anualizada, uma medida que compara o PIB com o do trimestre anterior e, em seguida, projeta a variação dessa taxa para o ano inteiro.

Se compararmos simplesmente com o trimestre anterior, como fazem as outras economias, o crescimento do PIB situou-se em 0,8%.

O vigor do crescimento da economia norte-americana foi uma surpresa em 2023, quando o país escapou a uma recessão que parecia ser um dado adquirido.

Mas o consumo, o principal motor da economia norte-americana, manteve-se sólido, apesar de o poder de compra ter sido corroído pela inflação, por um lado, e pelo aumento das taxas de juro, por outro.

Os salários também têm vindo a aumentar e, desde meados de 2023, têm aumentado a um ritmo de crescimento mais rápido do que nunca.

Leia Também: EUA. Menos 2 mil pedidos de subsídio de desemprego face a semana passada

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório