Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 17º

Fundos europeus na 'mira' da PJ. O que é e como funciona o Compete 2020

O Compete 2020 tem como objetivo melhorar a competitividade e a internacionalização da economia portuguesa. Saiba como funciona e por quem é liderado.

Fundos europeus na 'mira' da PJ. O que é e como funciona o Compete 2020
Notícias ao Minuto

10:50 - 20/03/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Operação Maestro

A Polícia Judiciária (PJ) esteve, na terça-feira, a realizar 78 buscas no âmbito da Operação Maestro, que visa projetos cofinanciados por fundos comunitários, que terão permitido aos suspeitos ganhos ilícitos de quase 39 milhões de euros, entre 2015 e 2023. O alvo é o programa Compete 2020 - sabe como funciona, quais os objetivos e por quem é gerido? Explicamos tudo neste artigo. 

Criada pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 73-B/2014, de 16 de dezembro, a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (Compete 2020) é uma estrutura que pertence à Administração Central do Estado.

O objetivo, segundo é explicado no site, passa por "ser uma instituição de referência na concessão de incentivos à promoção da competitividade e da internacionalização, promovendo a consolidação das vantagens competitivas". 

O Compete 2020 tem como presidente Nuno Mangas, acompanhado por duas vogais, João Mendes Borga e Ana Lemos Gomes. Esta é, assim, a constituição da comissão executiva da organização. 

Aliás, o Ministério Público (MP) suspeita do "comprometimento" do presidente do Compete 2020, Nuno Mangas, e de uma antiga vogal, assim como de diretores da AICEP, no alegado esquema fraudulento que permitiu obter 39 milhões de euros em fundos comunitários.

Como funciona o Compete 2020? 

Na prática, no âmbito do programa Compete 2020 as empresas poderiam ter acesso a vários fundos europeus para o apoio e implementação de vários projetos - são precisamente alguns destes projetos que estão agora a ser alvo de investigação pela Operação Maestro. 

Operação Maestro. Programa Compete garante "gestão rigorosa" dos fundos

O programa Compete garantiu hoje estar "a colaborar" nos procedimentos policiais em curso no âmbito da Operação Maestro, que investiga projetos cofinanciados por fundos comunitários, assumindo o seu "compromisso com a gestão rigorosa e transparente" dos fundos públicos.

Lusa | 12:56 - 19/03/2024

Os objetivos do Compete 2020 são os seguintes: 

  • Aumentar a intensidade de tecnologia e conhecimento dos vários setores e do conjunto da economia;
  • Aumentar o peso de atividades produtoras de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis e a orientação exportadora das empresas portuguesas;
  • Capacitar as PME para o prosseguimento de estratégias de negócio mais avançadas;
  • Melhorar as condições de transporte e mercadorias entre Portugal e o exterior, com repercussão na redução dos custos e tempos de operação para as empresas;
  • Melhorar a capacitação, a eficiência e a integração dos serviços públicos, reduzindo custos de contexto.

O que está em causa nesta investigação?

Em causa estão suspeitas de um esquema relacionado com a indústria têxtil que terá rendido aos visados, de forma ilícita, quase 40 milhões de euros através de candidaturas a fundos com despesas fictícias e inflacionadas.

O Compete 2020 mobilizou os Fundos Europeus Estruturais e de Investimento para o período 2014-20 no âmbito do domínio "Competitividade e Internacionalização" do Portugal 2020, tendo as pequenas e médias empresas (PME) como "destinatárias preferenciais".

Assumindo como finalidade "contribuir para a criação de uma economia mais competitiva, baseada em atividades intensivas em conhecimento, na aposta de bens e serviços transacionáveis ou internacionalizáveis e no reforço da qualificação e da orientação exportadora das empresas portuguesas", o programa propunha-se igualmente promover "a redução de custos associada a uma maior eficiência dos serviços públicos e à melhoria dos transportes".

Nas PME, o Compete 2020 apostou em "estimular o empreendedorismo, a capacidade inovadora e o desenvolvimento de estratégias mais avançadas, baseadas em recursos humanos qualificados e com um forte enfoque na cooperação e noutras formas de parceria, como redes e 'clusters'".

Já na administração pública, o objetivo foi "melhorar o serviço prestado aos cidadãos e empresas, em especial com recurso às tecnologias de informação e comunicação", enquanto no domínio dos transportes visou "promover a intermodalidade e a conetividade com a Europa e com o resto do mundo, apostando num sistema mais eficiente e sustentável".

Visando a temática da competitividade, estava orientado sobretudo para as regiões menos desenvolvidas do continente - Norte, Centro e Alentejo.

No contexto da sucessão do Portugal 2020 para o Portugal 2030, o Compete 2030 - Programa Inovação e Transição Digital sucedeu ao Compete 2020, para o período de programação 2021-2027.

Operação Maestro. Serrão, a fraude e a orquestra do "círculo de amigos"

Megaoperação levada a cabo pela PJ envolve uma fraude de 40 milhões de euros e nomes bem conhecidos do público português.

Notícias ao Minuto | 09:53 - 20/03/2024

Leia Também: Operação Maestro? MP suspeita de envolvimento de líder do Compete 2020

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório