Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Fisco aperta cerco ao IMT e Imposto do Selo. Perceba o que está em causa

O Plano de Atividades do Fisco traz novidades relativamente a este tema - perceba o que está em causa.

Fisco aperta cerco ao IMT e Imposto do Selo. Perceba o que está em causa
Notícias ao Minuto

08:54 - 06/03/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Impostos

O Fisco está a preparar-se para apertar o controlo a benefícios automáticos no Imposto Municipal Sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e no Imposto do Selo. A medida consta do Plano de Atividades da Autoridade Tributária (AT) e integra o leque de atividades a desenvolver no âmbito do combate à fraude e evasão fiscais e aduaneiras.

O que está em causa? 

Em causa está o controlo de benefícios fiscais em sede do IMT e da verba 1.1 do Imposto do Selo, que são atribuídos de forma automática.

Exemplo: a isenção de IMT de que beneficiam as aquisições de imóveis para revenda ou da isenção da taxa do IS que incide sobre a aquisição onerosa ou por doação do direito de propriedade ou de figuras parcelares desse direito sobre imóveis (que é de 0,8%).

Entre as medidas de combate à fraude e evasão fiscais para 2024, o plano de atividades da AT inclui ainda o reforço do controlo sobre as declarações em falta relativamente ao IUC, IMT e Imposto do Selo ou o desenvolvimento de funcionalidade de "registo de grande contribuinte" que irá proceder à recolha de datas de início/fim da inclusão destes contribuintes no acompanhamento efetuado pela Unidade de Grandes Contribuintes (UCG).

Ao longo de 2024, a AT quer ainda "intensificar o controlo" de "áreas de risco fiscal e aduaneiro", nomeadamente esquemas de planeamento fiscal abusivo, participações sociais em entidades não residentes, manifestações de fortuna e acréscimos de património não justificados ou Residentes não Habituais (RNH), entre outras.

A AT prevê ainda criar uma equipa exclusivamente dedicada à investigação criminal no âmbito de processos de inquérito envolvendo contribuintes que integrem o cadastro dos grandes contribuinte.

Leia Também: Ameaça de greve na TAP? Trabalhadores falam em "quebra de confiança"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório