Meteorologia

  • 24 JUNHO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 29º

Ameaça de greve na TAP? Trabalhadores falam em "quebra de confiança"

A paz social, que levou vários meses de negociações e cedências à equipa de Luís Rodrigues, pode estar agora em causa, já que o acordo previa que as atualizações salariais chegariam em fevereiro, o que não aconteceu.

Ameaça de greve na TAP? Trabalhadores falam em "quebra de confiança"
Notícias ao Minuto

08:37 - 06/03/24 por Notícias ao Minuto

Economia TAP

Os trabalhadores da TAP ameaçam recorrer à greve caso as atualizações salariais não cheguem ao bolso dos funcionários em março. Falam em "quebra de confiança" após a falha dos prazos de pagamento da nova grelha salarial e garantem "medidas mais drásticas". 

"Não descartamos a greve. Quando chegar o final deste mês e vier a folha de pagamento e as pessoas identificarem que, mais uma vez, não vem lá nada as coisas são inevitáveis", disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Aviação (SITAVA), Paulo Duarte, ao Dinheiro Vivo. 

O sindicalista assegura que existe "uma perda de confiança" na administração da transportadora aérea.

O Notícias ao Minuto já contactou fonte oficial da TAP na tentativa de obter mais esclarecimentos sobre as atualizações salariais e uma reação a esta ameaça de greve, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta. 

Certo é que a paz social, que levou vários meses de negociações e cedências à equipa do CEO da TAP, Luís Rodrigues, pode estar agora em causa, já que o acordo previa que as atualizações salariais chegariam em fevereiro.

Ainda segundo o Dinheiro Vivo, no dia 21, o CEO da TAP enviou uma comunicação interna aos trabalhadores a explicar a impossibilidade de cumprir os prazos.

A justificação foi que era "humanamente impossível respeitar o calendário" uma vez que as alterações decorrentes dos novos acordos "implicam um processo massivo de parametrização dos sistemas" e de "um número gigantesco, nunca antes visto ou feito, de alterações simultâneas e ajustes complexos aos processamentos salariais".

Leia Também: Voo da TAP altera rota após passageira entrar em trabalho de parto

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório