Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Supremo dá razão a trabalhador da CGD na inscrição nos serviços sociais

O Sindicato dos Trabalhadores da CGD disse hoje que o Supremo Tribunal reconheceu direito a um trabalhador da Caixa Leasing e Factoring a inscrever-se nos Serviços Sociais e defendeu que o banco estenda esse direito a todos os funcionários.

Supremo dá razão a trabalhador da CGD na inscrição nos serviços sociais
Notícias ao Minuto

19:50 - 30/01/24 por Lusa

Economia CGD

Em comunicado, o Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo CGD (STEC) recorda que em 2020 a empresa CLF -- Caixa Leasing e Factoring - Sociedade Financeira de Crédito (do Grupo CGD) foi integrada na Caixa Geral de Depósitos S.A. e que então a administração do banco se recusou a inscrever mais de 100 trabalhadores nos Serviços Sociais da CGD (responsáveis por prestar assistência médica aos trabalhadores e respetivos familiares) pelo que vários funcionários foram para tribunal.

O STEC diz que agora o Supremo Tribunal de Justiça deu razão a uma trabalhadora, reconhecendo-lhe o direito a ser inscrita nos Serviços Sociais da CGD, negando provimento aos recursos do banco, pelo que considera o sindicato que fica provado que "a atuação da CGD consubstancia uma posição violadora dos estatutos dos serviços sociais da CGD, do Acordo de Empresa e do Código do Trabalho" e que o objetivo do banco público em negar o direito aos benefícios sociais é "economicista, de redução de custos com trabalhadores"

O sindicato diz que esta decisão "mostra que vale a pena lutar" e que espera agora que a CGD dê este direito aos restantes trabalhadores que eram da CLF. A Lusa questionou a CGD sobre o que irá fazer, mas não obteve resposta até ao momento.

Há outros processos em tribunal sobre o mesmo tema, esperando o STEC que a decisão do Supremo Tribunal seja levada em conta no caso desses trabalhadores.

Leia Também: Seg. Social diz que vai fazer pagamento a creches privadas em fevereiro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório