Combater lavagem de dinheiro? Conselho e Parlamento Europeu com acordo

O Conselho e o Parlamento Europeu chegaram a um acordo provisório para combate à lavagem de dinheiro, com o objetivo proclamado de proteger o sistema financeiro e os cidadãos europeus e impedir o financiamento do terrorismo.

Notícia

© iStock

Lusa
18/01/2024 22:35 ‧ 18/01/2024 por Lusa

Economia

Europa

Em comunicado na página dos Conselhos [Europeu e da União Europeia], o ministro belga das Finanças, Vincent Van Peteghem, avançou que "este acordo é parte e parcela do novo sistema anti-lavagem de dinheiro da União Europeia".

O ministro da Bélgica -- Estado que exerce a presidência rotativa da União Europeia durante este semestre -- adiantou que o acordo "vai garantir que vigaristas, crime organizado e terroristas fiquem sem espaço para legitimar as suas receitas através do sistema financeiro".

Em 20 de julho de 2021, a Comissão apresentou as suas propostas legislativas, que incluem regulamentos e uma diretiva.

Estas novidades incluem designadamente a criação de uma autoridade anti-lavagem de dinheiro e a sujeição das transferências de ativos digitais a uma maior transparência e rastreabilidade.

Os textos vão agora ser finalizados e apresentados aos representantes dos Estados membros e ao Parlamento Europeu para serem aprovados.

Se o forem, então o Conselho e o Parlamento vão ter de os aprovar formalmente, para serem publicados no Jornal Oficial e entrarem em vigor.

Leia Também: Tribunal peruano avança com julgamento de Keiko Fujimori

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas