Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Tensões geopolíticas são principal risco para a economia nacional

As tensões geopolíticas são o principal risco para a economia portuguesa em 2024, seguida por riscos de estabilidade política e o impacto da política monetária, de acordo com os economistas consultados pela Lusa.

Tensões geopolíticas são principal risco para a economia nacional
Notícias ao Minuto

08:15 - 15/12/23 por Lusa

Economia Economistas

"No momento atual existe sempre a possibilidade de as tensões geopolíticas internacionais virem a agravar-se e a afetar negativamente a atividade económica na Europa e, por contágio, em Portugal", refere o professor do ISEG António Ascenção Costa em declarações à Lusa.

O economista considera que mesmo excluindo cenários mais pessimistas existem dois riscos potenciais para Portugal: "Uma retoma ainda incerta quanto ao momento do seu arranque e relativamente lenta do crescimento" da zona euro e "um potencial impacto negativo da crise política interna na atividade económica em Portugal".

Para António Ascenção Costa, a crise política deverá arrastar-se por algum tempo, o que poderá afetar o investimento e limitar o crescimento do consumo.

"Ora, num contexto de crescimento à partida reduzido, umas décimas a menos tornam-se significativas. Nada disto é certo, depende de como a crise for sendo gerida e das reações dos agentes económicos, mas está dentro do possível", destaca.

Um cenário também previsto pelo diretor do gabinete de estudos do Fórum para a Competitividade, Pedro Braz Teixeira.

"Temos os riscos geopolíticos, com as guerras na Ucrânia e no Médio Oriente, que poderão vir a ter impactos económicos significativos", assinala, apontando "os riscos políticos, de dificuldade em formar um novo governo e/ou de que saia uma solução governativa pouco sólida".

Para o economista acresce ainda o risco para a economia portuguesa de "a política monetária poderá levar mais tempo a normalizar-se" e as economias europeias levarem "a recuperar menos do que o esperado".

O coordenador do NECEP -- Católica-Lisbon Forecasting Lab, João Borges de Assunção, por seu lado, destaca que "os riscos geopolíticos se mantêm elevados" e "as ameaças ao comércio internacional continuam a crescer".

"Dos tempos da pandemia parecem ter sobrado uma nova classe de políticas protecionistas. A persistência dos conflitos bélicos também afasta as principais economias do mundo umas das outras", assinala.

Leia Também: Três razões para fazer um orçamento familiar

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório