O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) selecionou os temas 'Cultura europeia' e 'Rios e aves' como possíveis temas para as futuras notas de euro, anunciou o Banco de Portugal (BdP), esta terça-feira.
Esta decisão, explica o supervisor da banca, "tem em conta os resultados, publicados num relatório (apenas em inglês), dos inquéritos realizados no verão de 2023 para o público europeu exprimir as suas preferências relativamente a sete temas pré‑selecionados".
"O tema 'Cultura europeia' foi o mais popular (21%) entre as pessoas da área do euro, seguindo‑se 'Rios: as águas da vida na Europa' (18%) e 'Aves: livres, resilientes e inspiradoras' (17%)", pode ler-se num comunicado.
Ora, a "fim de refletir as preferências do público o mais amplamente possível, o Conselho do BCE aprovou a combinação dos temas 'Rios: as águas da vida na Europa' e 'Aves: livres, resilientes e inspiradoras' num só tema relacionado com a natureza".
"O Conselho do BCE decidiu criar um grupo consultivo que, até ao final de 2024, deverá propor motivos concretos para os temas selecionados. Posteriormente, será realizado um concurso para o desenho das novas notas e os cidadãos terão novamente a oportunidade de manifestar as suas preferências quanto às opções de desenho", pode ler-se no mesmo comunicado.
Leia Também: CGD garante que rácios de capital excedem requisitos mínimos para 2024