A maioria dos portugueses já realizou ou pretende realizar projetos este ano, numa altura em que a confiança sobre a evolução da economia portuguesa até ao final do ano é moderada - em média 4,97 pontos numa escala de 1 a 10 -, de acordo com um estudo do Observador Cetelem, divulgado esta quarta-feira.
"No que respeita à confiança na evolução da economia portuguesa até ao final de 2025, os portugueses atribuem uma média de 4,97 pontos numa escala de 1 a 10, com a maioria dos inquiridos (39%) a demonstrar uma confiança moderada (opções 5 e 6), enquanto 25% estão mais confiantes (valores de 7 e 10), e 29% pouco ou nada confiantes (valores entre 1 e 4)", pode ler-se num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.
Os dados divulgados revelam que a maioria dos portugueses já realizou ou pretende realizar projetos este ano, sendo que metade pondera adiar ou cancelar pelo menos um dos projetos previstos:
"Neste contexto, 75% mantém a intenção de concretizar pelo menos um projeto importante em 2025. No entanto, 57% terá de adiar ou cancelar alguns dos seus planos, ajustando-se às circunstâncias", pode ler-se na mesma nota divulgada.
Quais são os projetos dos portugueses?
Além disso, de sublinhar que as "áreas com maior intenção de concretização incluem viagens (44%), remodelações e compra de eletrodomésticos (ambas com 22%), e formação académica ou profissional (15%)".
Por outro lado, os "projetos de maior investimento, como a compra de casa (9%) continuam a representar uma minoria".
Estes dados do Observador Cetelem demonstram ainda que "os portugueses estão a procurar adaptar as suas prioridades à sua capacidade financeira, mas também ao contexto".
"Neste domínio, as suas preocupações em 2025 são vastas e refletem algum anseio em relação ao futuro. A situação internacional (70%), o acesso e os custos com habitação (69%), o futuro dos jovens (69%) e o aumento do custo de vida (68%) são alguns dos temas que mais preocupam a população", pode ler-se na nota divulgada.
No âmbito deste estudo foram "realizadas 1.000 entrevistas de autopreenchimento online a indivíduos de ambos os sexos, de idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos e residentes em Portugal Continental entre 2 e 9 de maio de 2025".
"Erro máximo de +3.1 para um intervalo de confiança de 95%. A amostra é representativa da população (quotas de sexo, idade e região de acordo com os dados do INE). As entrevistas foram conduzidas por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas, semi-fechadas e abertas, fornecido pelo Cetelem, com a duração máxima de 13 minutos", pode ler-se.
É também revelado que "para efeitos de análise dos resultados ao nível da Região os Distritos foram agrupados em: Distrito de Lisboa; Distrito do Porto; Norte (composto pelos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu); Centro (composto pelos distritos de Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Portalegre e Santarém); e Sul (composto pelos distritos de Beja, Évora, Faro e Setúbal".
Leia Também: Ucrânia? Costa pede à China "responsabilidade de contribuir" para a paz