Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

CMVM proibe venda a descoberto de ações do BES na terça-feira

A CMVM decidiu hoje proibir as vendas a descoberto das ações representativas do capital social do Banco Espírito Santo, S.A. e do Espírito Santo Financial Group, S.A. na bolsa de Lisboa, ao longo do dia de terça-feira.

CMVM proibe venda a descoberto de ações do BES na terça-feira
Notícias ao Minuto

21:12 - 30/06/14 por Lusa

Economia Comunicado

De acordo com um comunicado divulgado pela CMVM, a proibição de vendas a descoberto das ações do BES na Euronext Lisbon, tem "efeitos a partir das 00h00m de 1 de julho de 2014, até às 23h59m do mesmo dia".

A proibição temporária de vendas a descoberto das ações representativas do capital social do Banco Espírito Santo, S.A. e do Espírito Santo Financial Group, S.A., foi feita ao abrigo de um Regulamento da União Europeia, de 14 de março de 2012, relativo "às vendas a descoberto e a certos aspetos dos swaps de risco de incumprimento".

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) tomou a decisão tendo em conta que este regulamento "prevê o poder de restringir temporariamente a venda a descoberto de instrumentos financeiros em caso de diminuição significativa do respetivo preço".

O regulamento europeu prevê o exercício do poder de restrição temporária de venda quando ocorre uma diminuição de 10% ou mais no preço das ações em causa, em relação ao preço de fecho do dia de negociação imediatamente anterior.

Segundo o comunicado, a CMVM teve em consideração que "a diminuição do preço das ações, em relação ao preço de fecho do dia de negociação imediatamente anterior, é de: Banco Espírito Santo, S.A., 16,50%; Espírito Santo Financial Group, S.A., 19,08%" e que "a flutuação do preço das ações em causa não pode excluir a ocorrência de um fenómeno de especulação com impacto negativo"

A presente decisão foi notificada à ESMA e publicada no sítio de internet da CMVM.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório