Meteorologia

  • 26 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 14º

"Vida ou morte" da indústria da moda passa pela digitalização

O diretor-geral do Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e Vestuário (CITEVE) afirmou hoje que o atual momento "pode ser de vida ou de morte" para a indústria da moda em Portugal e defendeu que a salvação passa pela digitalização.

"Vida ou morte" da indústria da moda passa pela digitalização
Notícias ao Minuto

19:08 - 03/10/23 por Lusa

Economia CITEVE

Falando em Vila Nova de Famalicão, no lançamento do Polo de Inovação Digital da Moda "Digi4Fashion", Braz Costa alertou para o facto de se tratar de um setor "que está a lutar contra tudo ao mesmo tempo", desde a instabilidade dos mercados até à falta de gente para trabalhar.

"O momento pode ser de vida ou de morte", alertou.

Para aquele responsável, a solução passa, obrigatoriamente, pela digitalização.

"O que está em curso é uma revolução que vai levar o digital a áreas de negócio como nunca aconteceu. E este setor da moda tem de dar à perna", referiu.

Para ajudar a este processo, cinco entidades ligadas à moda criaram o Digi4Fashion, uma parceria que pretende promover a inovação digital das pequenas e médias empresas (PME) dos setores têxtil, vestuário, calçado e marroquinaria.

Esta iniciativa reúne o CITEVE, o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal, a Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos e a Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção.

O objetivo traçado é "ser uma referência nacional na promoção e adoção de tecnologias digitais pelas PME do têxtil, vestuário, calçado e marroquinaria.

Criado com a ajuda do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Digi4Fashion vai estar à disposição das PME até setembro de 2025.

"No fundo, trata-se de um serviço de consultoria", explicou Helena Moura, do Departamento de Transição Digital do CITEVE.

Os serviços passam pelo teste prévio antes do investimento, pela aceleração e incubação, pelos apoios na obtenção de financiamentos, pela formação digital e pelo networking.

"Seremos o melhor braço operacional para que as PME possam fazer a sua transição digital", referiu Helena Moura.

Em Portugal, foram criados 17 polos de inovação digital, sendo o Digi4Fashion o único direcionado para um determinado setor.

Leia Também: Birkenstock espera obter 1,58 mil milhões de dólares com entrada em bolsa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório