Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Bancos 'pagam' último cheque da troika

Depois de ter sido anunciado que o Governo iria prescindir da última tranche do resgate a Portugal por parte da troika, explica esta quinta-feira o Diário Económico que o reembolso dos empréstimos aos bancos irão perfazer quase o valor do último cheque que ficou em falta.

Bancos 'pagam' último cheque da troika
Notícias ao Minuto

07:49 - 26/06/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Reembolsos

O reembolso dos empréstimo concedidos pelo Estado aos bancos portugueses irá permitir ao Executivo liderado por Pedro Passos Coelho encaixar no imediato mais de 2,2 mil milhões de euros, suprindo, de certa forma, o valor que ficou em falta aquando da abdicação da última tranche do empréstimo concedido pela troika.

Esta devolução antecipada dos empréstimos, por parte do BCP e BPI, permite ao Governo manter uma confortável almofada financeira compensando assim o facto de Pedro Passos Coelho e o seu Executivo ter abdicado, face ao veto do Tribunal Constitucional, da última tranche do empréstimo de 78 mil milhões de euros, que representaria um encaixe de 2,6 mil milhões de euros.

Segundo explica o Diário Económico, o financiamento da República passará agora, também, por um reforço das idas ao mercado, sendo que a Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) deverá aumentar o objetivo de financiamento para o 6 ou 6,5 mil milhões de euros.

Relembre-se que o BCP já anunciou que irá entregar 1850 mil milhões de euros, além dos 400 milhões que já tinha devolvido ao Estado. Por outro lado, também o BPI irá devolver 420 milhões, que se juntam aos 500 milhões pagos em março último.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório