Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Moeda israelita valoriza perante possível recuo na reforma judicial

A moeda israelita valorizou hoje 1,6% em relação ao dólar, após registar na semana passada o valor mais baixo em quatro anos, perante os indícios de possíveis cedências do governo de Benjamin Netanyahu na sua polémica reforma judicial.

Moeda israelita valoriza perante possível recuo na reforma judicial
Notícias ao Minuto

22:27 - 07/06/23 por Lusa

Economia Israel

O shekel atingiu 3,655 unidades por dólar, segundo o Banco de Israel, no terceiro dia consecutivo de valorização.

Além disso, o índice de referência TA-125 da Bolsa de Valores de Telavive subiu 2% depois de registar uma retração significativa no final do mês passado.

De acordo com analistas, citados pelos órgãos de comunicação nacionais, esta tendência está relacionada com a possibilidade cada vez mais forte do governo aceitar ceder em algumas questões importantes da reforma judicial que está a promover desde o início do ano.

Há vários meses que investidores locais e estrangeiros, diretores de bancos, economistas e empresários têm vindo a alertar sobre as possíveis consequências económicas e financeiras da reforma judicial, como a retirada massiva de capitais do país e o recuo da classificação de crédito de Israel.

Embora Yariv Levín, ministro da Justiça e um dos responsáveis por esta iniciativa, tenha defendido hoje a necessidade de reformar a justiça e reparar um sistema que diz discriminar os partidos de direita, diferentes membros do governo manifestaram nas últimas semanas que é difícil a aprovação da reforma no seu texto original.

As declarações mais recentes são de Yossi Shelley, diretor-geral do gabinete do primeiro-ministro, que deu a entender esta terça-feira, numa entrevista, que os trâmites legislativos para aprovar a reforma não vão continuar.

O Presidente de Israel, Isaac Herzog, tenta há meses negociar entre o governo e a oposição para chegar a uma versão consensual da reforma, após 22 semanas de protestos incessantes e massivos contra a medida.

Segundo o Governo, a reforma do sistema judicial visa, entre outras coisas, reequilibrar os poderes, reduzindo as prerrogativas do Supremo Tribunal, que o executivo considera politizadas, em benefício do Parlamento.

Mas os críticos dizem que corre o risco de abrir caminho para uma deriva autoritária.

Estas negociações não atingiram até agora resultados concretos e quer Netanyahu, quer o líder da oposição, Yair Lapid, defendem firmemente as suas posições.

Leia Também: Chefe da diplomacia dos EUA discute direitos humanos na Arábia Saudita

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório