Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Wall Street fecha em alta com cenário de acordo sobre limite da dívida

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em nítida alta, com os investidores aliviados com a esperança de um acordo sobre o limite da dívida dos EUA, depois de o presidente Joe Biden se declarar otimista a propósito.

Wall Street fecha em alta com cenário de acordo sobre limite da dívida
Notícias ao Minuto

22:59 - 17/05/23 por Lusa

Economia Mercado

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average ganhou 1,24%, o tecnológico Nasdaq progrediu 1,28% e o alargado S&P500 avançou 1,19%.

"Os progressos nas negociações sobre o limite da dívida alimentaram as cotações", resumiu Edward Yardeni, da Yardeni Research.

Hoje, durante uma intervenção perante jornalistas, na Casa Branca, antes de partir para a cimeira do G7, no Japão, Biden declarou-se "confiante" na obtenção de um acordo sobre o limite da dívida e garantiu que vai ser evitado uma situação de incumprimento pelos EUA.

"Confio em que vamos ter um acordo sobre o orçamento e que os EUA não vão fazer 'default'" (incumprimento, não pagar o que devem), declarou Biden, repetindo que tal incumprimento seria "catastrófico para a economia norte-americana e o povo norte-americano".

Por seu lado, o chefe dos republicanos, Kevin McCarthy, que preside à Câmara dos Representantes, também se declarou hoje "otimista quanto à capacidade de trabalhar em conjunto".

O Congresso tem a prerrogativa de autorizar o aumento do endividamento federal dos EUA, que já são o primeiro devedor mundial, através da subida do limite autorizado desta dívida.

Mas a oposição republicana que tem a maioria da Câmara dos Representantes e uma minoria de bloqueio no Senado, tem recusado esta autorização, exigindo em sua troca cortes nas despesas sociais.

Este braço de ferro "já foi visto muitas vezes e sempre se resolveu", comentou Karl Haeling, da LBBW.

Na sua opinião, os investidores reagiram "ao otimismo quanto à dívida, mas também ao otimismo quanto aos bancos".

Depois de o banco regional Western Alliance ter informado sobre um aumento nos seus depósitos durante o trimestre, as ações dos

O Western Alliance fechou em alta de 10,19%, o PacWest de 21,66% e o Zions Bancorporation acima de 12%, tal como o Comerica.

Leia Também: Wall Street negoceia em alta atenta à negociação sobre o teto da dívida

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório