Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Recusa de último cheque seria "mau, mas gerível"

Os chumbos do Tribunal Constitucional podem pôr em causa a continuidade do programa português mas um ministro envolvido no processo afirmou ao Expresso que se isso acontecer “é mau, mas é gerível”.

Recusa de último cheque seria "mau, mas gerível"
Notícias ao Minuto

20:02 - 09/06/14 por Notícias ao Minuto

Economia Troika

Ainda falta chegar um cheque de 2,5 mil milhões do Fundo Monetário Internacional (900 milhões do Fundo e 1,6 milhões da Europa e do BCE) e o Governo está neste momento a negociar o alargamento do prazo para o receber. A ideia é arranjar alternativas aos chumbos do Tribunal Constitucional.

“Nós e os nossos parceiros europeus estamos a discutir com as autoridades portuguesas as implicações da decisão do TC, incluindo o fecho do programa que está agendado para 30 de junho”, contou ao Expresso fonte do FMI.

“Os contactos prosseguem”, disse um ministro envolvido no processo à mesma publicação, adiantando que a resposta final do FMI ainda não está formalmente fechada.

O mesmo ministro afirmou que se o FMI não aceitar prolongar o programa português até que o Governo arranje forma de substituir as medidas chumbadas pelo TC “é mau, mas é gerível” dado que “o Estado tem financiamento garantido para um ano e isso dá-nos flexibilidade”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório