Meteorologia

  • 15 JUNHO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 22º

DECO Proteste vai enviar SMS com variações de preços do cabaz IVA zero

Funcionalidade é "totalmente gratuita". Saiba o que fazer para receber.

DECO Proteste vai enviar SMS com variações de preços do cabaz IVA zero
Notícias ao Minuto

13:37 - 27/04/23 por Notícias ao Minuto

Economia cabaz alimentar

A DECO Proteste anunciou, esta quinta-feira, que vai enviar mensagens de texto (SMS) a alertar para variações de preços dos produtos abrangidos pelo IVA zero, no âmbito de uma campanha denominada por 'Cabaz controlado'.  

"Para ajudar as famílias a obterem uma poupança real no cabaz alimentar, a DECO Proteste vai enviar alertas semanais, por SMS, com as variações dos preços dos produtos abrangidos pela mais recente medida do Governo", pode ler-se num comunicado enviado às redações. 

Esta medida "visa monitorizar os preços dos mais de 40 alimentos e garantir que a implementação do IVA zero se traduz numa efetiva redução dos preços ao consumidor".

O que é preciso fazer?

"Para acompanhar a evolução dos preços dos alimentos com isenção de IVA, basta aceder a www.cabazcontrolado.pt  e criar um cabaz virtual com os bens alimentares essenciais que habitualmente compram – entre os mais de 40 isentos de IVA", explica a organização de defesa do consumidor.

Depois, "personalizada a sua própria lista de compras receberão, semanalmente, as oscilações de preços dos produtos abrangidos pela medida IVA 0%", sendo que a "lista de produtos pode ser atualizada a qualquer momento".

"Desde o dia 5 de janeiro de 2022 que a DECO Proteste monitoriza, todas as semanas, o preço de 63 bens alimentares essenciais, como o leite, pão, ovos, hortícolas, frutas, leguminosas, carne, peixe e mercearias. Acreditamos que através
desta nova ferramenta, totalmente gratuita, os portugueses podem ajudar-nos a garantir a efetiva implementação da medida do IVA 0%", afirma Rita Rodrigues, Diretora de Comunicação e Relações Institucionais da DECO Proteste, citada na mesma nota. 

Leia Também: Preço médio do cabaz de alimentos desce mais de 6%

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório