Fechar a mala, apagar as luzes, trancar as portas... e desligar eletrodomésticos da ficha. Este último ponto é também essencial antes de sair de casa para o (merecido) descanso, por dois motivos: por questões de segurança e para evitar que a fatura da luz dispare.
O melhor a fazer é desligar todos os eletrodomésticos da ficha antes de se ausentar, mas caso não o possa fazer há alguns que são mesmo prioritários, porque são mais perigosos e/ou consomem mais energia.
Nesta senda, os profissionais do Good Housekeeping Institute divulgaram os cinco eletrodomésticos que deve mesmo desligar da ficha. São os seguintes:
- Carregadores de bateria - Se estiverem danificados ou ligados à ficha por muito tempo podem sobreaquecer. Deve, por isso, desligá-los sempre que a bateria está carregada e evitar mantê-los na ficha quando não está em casa;
- Aquecedores - Os aquecedores ligados à ficha podem originar um incêndio. Por isso, sempre que não estiverem a ser utilizados devem estar desligados da rede elétrica;
- Eletrodomésticos de bancada - Sejam eles torradeiras, fornos elétricos ou chaleiras, devem ser desligados da ficha quando não estão a ser utilizados, já que um pico de energia resultante de uma falha elétrica, por exemplo, pode representar um verdadeiro problema;
- Aparelhos de entretenimento - De acordo com a mesma fonte, o consumo de energia em modo de espera representa entre 5% a 10% do consumo total de eletricidade de uma casa. Se um aparelho de entretenimento fica ligado à ficha sem estar a ser usado, já imaginou qual o impacto na fatura?
- Aparelhos para o cabelo - Também os secadores, pranchas ou modeladores de cabelo devem ser desligados da ficha, já que um cabo danificado pode gerar um incêndio.
Vai viajar? Dicas para fazer a mala e o tamanho com que se deve preocupar
A associação europeia de companhias de aviação Airlines for Europe (A4E) uniformizou, na semana passada, a dimensão da bagagem de mão gratuita que normalmente é colocada debaixo do assento da frente. A dimensão que agora deve ter em consideração é 40 × 30 × 15 cm.
"A mala gratuita que pode ser transportada a bordo da cabine dos aviões, debaixo do assento da frente (chamada "objeto" ou "item pessoal"), vai passar a ter um tamanho único em várias companhias aéreas. A solução resulta de um acordo entre as companhias aéreas membros da associação Airlines for Europe, da qual fazem parte companhias como a TAP, a Lufthansa, a Air France, a KLM ou a EasyJet", explica a DECO PROTeste.
Assim, "com este acordo, as medidas máximas do item pessoal passam a ser de 40x30x15 cm em todas as companhias que fazem parte da Airlines for Europe", sendo que a "medida deverá entrar em vigor até ao final do verão deste ano".
"Ainda assim, algumas das companhias aéreas incluídas neste acordo continuarão a permitir itens pessoais maiores no momento de embarque", sublinha a organização de defesa do consumidor.
r doente nas férias posso suspendê-las? E se um familiar morrer?