O Portal das Finanças passou a contar com um sistema de autenticação reforçada para os contribuintes entrarem na sua página pessoal, através do envio de um SMS com um código de verificação. O que muda?
Num comunicado divulgado no Portal das Finanças, a Autoridade Tributária (AT) explica que "com o objetivo de reforçar a segurança da sua conta, implementámos o Segundo Fator de Autenticação (2FA) no nosso portal".
"Esta funcionalidade adiciona uma camada extra de proteção, garantindo que apenas o titular possa aceder à sua conta", pode ler-se.
A AT explica, em três questões, como funciona:
1 - A quem se destina?
"A disponibilização do 2FA será feita de forma gradual em função do tipo de utilizadores do Portal das Finanças. Esta primeira fase irá ter como destinatários os contribuintes singulares sem atividade empresarial e/ou profissional. Posteriormente será extensível aos contribuintes com atividade empresarial e profissional e aos contribuintes coletivos".
2 - O que muda?
"Sempre que inicie a sessão, além das credenciais NIF e palavra-passe, será necessário inserir um código de verificação único, enviado para o seu telefone, por SMS. Razão pela qual, o utilizador tem de ter o contacto telefónico registado e confirmado na AT.
Após a adesão, sempre que o contribuinte se autenticar no Portal das Finanças, com o seu NIF e senha, terá de introduzir o código SMS enviado pela AT.
Se o contribuinte quiser alterar o número de telefone associado ao 2FA, pode alterar, após autenticação, o número de telefone nos Dados de Contacto.
Em caso de impossibilidade de acesso ao contacto telefónico pessoal, pode aceder ao Portal das Finanças com os meios de autenticação.gov (Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital) e alterar o contacto de telefone. Em alternativa, será necessário cancelar o acesso à conta do Portal das Finanças e fazer novo registo. Com este novo registo poderá definir o novo contacto telefónico e aderir novamente ao Segundo Fator."
3 - Como ativar o 2FA?
"Ao aceder ao Portal das Finanças adira usando a mensagem que lhe aparece ou a partir do menu lateral, nas opções: Serviços > Autenticação de Contribuintes > Dados de Acesso.
Quais são os benefícios?
- Maior proteção contra acessos não autorizados.
- Redução do risco de furto de credenciais.
- Mais tranquilidade ao utilizar a sua conta.
A segurança é a nossa prioridade. Queremos tornar o acesso ao Portal das Finanças mais seguro."
Numa nota enviada à Lusa, o Ministério das Finanças explicou também que a autenticação reforçada acontece através da exigência de um duplo fator de verificação.
A funcionalidade, a que os contribuintes podem aderir, "adiciona uma camada extra de proteção no acesso à área reservada do contribuinte no Portal das Finanças", procurando prevenir "acessos não autorizados", explica o Ministério que tem a direção sobre a AT.
Leia Também: Não vá de férias sem desligar estes eletrodomésticos da ficha