Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Páscoa com "boa procura" lança época alta do turismo no Douro

Unidades hoteleiras do Douro registam uma "boa procura" nesta Páscoa, período que lança a época alta do turismo da região que promove, em 2023, novas experiências de enoturismo para divulgar os vinhos, adegas e vinhas.

Páscoa com "boa procura" lança época alta do turismo no Douro
Notícias ao Minuto

23:02 - 04/04/23 por Lusa

Economia Turismo

Nesta altura, as manifestações religiosas tradicionais da Páscoa juntam-se aos principais atrativos da região que são a paisagem, com a vinha a "renascer" e as cerejeiras e amendoeiras em flor, a gastronomia e os vinhos, bem como a Estrada Nacional 2 (EN2), que cruza o país de Norte a Sul.

Em 2023, o Douro é também a capital europeia do vinho e acolhe, em junho, as celebrações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

O empresário Paulo Roque disse hoje à agência Lusa que a casa de alojamento local "6/4 de Lamego", com seis quartos e localizado na zona histórica, está já "esgotada" nesta semana da Páscoa.

Lamego promove várias iniciativas que assinalam a "Semana Santa", como procissões, a encenação da "Paixão de Cristo", vigílias pascais e a tradicional "Queima do Judas".

E tudo isso, segundo Paulo Roque, serve de atrativo para os visitantes, a maior parte estrangeiros e principalmente espanhóis que têm chegado à região.

A sazonalidade vai-se esbatendo no Douro, mas o período de Páscoa que por norma coincide com a chegada do "bom tempo" e o aumento das temperaturas, serve de alavanca para a época alta do turismo neste território que se prolonga, depois, até outubro.

O empresário disse ainda que as reservas para os meses de maio e junho "já estão a metade" da ocupação.

Na Cumieira, no concelho de Santa Marta de Penaguião e a nove quilómetros da cidade de Vila Real, o MW Douro Wine & Spa Experience Hotel Collection está com uma ocupação de "70%" dos seus 44 quartos, mas a expectativa é que, segundo o diretor Paulo Martins, atinja os "100% no fim de semana da Páscoa".

De acordo com o responsável, 60% das reservas são de visitantes portugueses e 40% e estrangeiros.

Paulo Martins revelou que, este ano, os meses de janeiro e fevereiro foram "bastante interessantes", realçando que neste mês de abril se celebra a Páscoa e o 25 de abril calha numa terça-feira e possibilita um fim de semana prolongado.

"Pensamos, pelo menos é a nossa expectativa, que a partir daqui estamos a entrar na época alta. Os meses mais complicados que nós temos ao ano, que são janeiro e fevereiro, este ano foram acima de 2019", referiu, comparando com o período antes da covid-19.

Naquela unidade, localizada junto à EN2 e com vista com as vinhas em socalcos é possível fazer programas de SPA e de provas de vinho e, no final deste mês, segundo Paulo Martins, o grupo abre um novo hotel no concelho de Lamego que "já tem reservas".

O conceito é de boutique hotel, com 11 quartos e um restaurante de 90 lugares, prevendo-se crescer faseadamente para outra tipologia de alojamento.

Para este ano, unidades de enoturismo da região prepararam novas experiências para atrair mais visitantes.

Vanessa Ferreira disse à Lusa que a Quinta do Pôpa, em Tabuaço, quer intensificar a ligação com as famílias, realçando que os programas incluem também as crianças e que a propriedade já é 'pet friendly'.

A unidade arrancou este mês com novas experiências como a "aDouro" e a "True Sense of Place" e, segundo a responsável, já há reservas para estes programas.

A prova "ADouro" inclui visita à adega, lagares, sala dos cascos e a garrafeira particular e o objetivo é revelar a "diversidade" que o Douro pode oferecer nas suas diferentes sub-regiões, solos e castas.

Para envolver a comunidade local, a experiência "aDouro" é gratuita, nas primeiras sextas-feiras de cada mês, para os residentes num raio de 25 quilómetros.

Vanessa Ferreira referiu que a "True Sense of Place" é "mais focada naquilo que se faz na Quinta do Pôpa", desde a vinha à adega e os vinhos produzidos nas suas diferentes parcelas e anos, fatores que influenciam no perfil do vinho. Pelo meio falar-se-á de sustentabilidade e de métodos de vinificação. "Do que fazemos para preservar aquilo que a vinha nos dá", sustentou.

A oferta é complementada com visitas à vinha e a partir de junho (Dia da Criança) vai ser disponibilizado um peddy-paper para as famílias irem à descoberta do cesto de piquenique.

Em Sabrosa, na sede do consórcio Lavradores de Feitoria, que junta 20 quintas do Douro, o desafio lançado é para ser "Enólogo por um dia".

O programa, mais procurado por estrangeiros, inclui uma visita guiada à vinha, adega, linha de engarrafamento, garrafeira e sala de barricas, seguindo-se uma prova de várias amostras vínicas e do loteamento das mesmas, a fim de se obter um vinho de 'blend' ao gosto de cada visitante, que pode engarrafar, arrolhar e "vestir" a sua própria garrafa -- criando e colando do rótulo -- que pode levar de recordação.

Leia Também: Ocupação turística na Páscoa com perspetivas "muito positivas"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório