Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Apoio para pagar a renda: Como funciona, para quem e quando será pago

Esclareça aqui as suas dúvidas - e veja alguns exemplos para compreender como funciona, na prática, o apoio.

Apoio para pagar a renda: Como funciona, para quem e quando será pago
Notícias ao Minuto

07:32 - 22/03/23 por Notícias ao Minuto

Economia Arrendamento

O Governo aprovou um novo apoio extraordinário ao pagamento da renda, que visa garantir que as famílias com taxas de esforço elevadas e com contratos de arrendamento ou subarrendamento para habitação permanente recebem um apoio ao pagamento das mesmas. Afinal, como vai funcionar? 

O Executivo divulgou um conjunto de perguntas e respostas que ajuda a esclarecer algumas dúvidas. Fique a par. 

1. Como funciona o apoio?

"O apoio, que tem um limite máximo de 200€ durante 5 anos, corresponde à diferença entre a taxa de esforço real e a taxa de esforço máxima de 35%.

É concedido mensalmente e de forma automática, sendo que ao fim de cada ano é reavaliada a situação de cada família beneficiária. Não existem tetos de renda por tipologia que limitem a atribuição deste apoio."

2. A quem se destina? 

"São elegíveis os agregados com taxas de esforço superiores a 35%, até ao limite máximo do sexto escalão de IRS (38.632€ de rendimento coletável anual), com contratos de arrendamento ou subarrendamento para habitação permanente, celebrados até 15.03.2023, devidamente registados na Autoridade Tributária e Aduaneira."

3. Quando começará a ser pago?

"O pagamento do apoio será automático e permanecerá até 31.12.2028. O apoio terá efeitos retroativos a 01.01.2023, sendo a parte retroativa paga logo no primeiro mês do apoio.

O apoio é calculado pelo IHRU e pago pela Segurança Social, por transferência bancária, para o IBAN constante do seu sistema de informação."

Exemplos:

Notícias ao Minuto Exemplos do apoio à renda© Reprodução  

O primeiro-ministro referendou, no final de terça-feira, o decreto que cria apoios ao pagamento de rendas e prestações de créditos à habitação. O gabinete do líder do Executivo assinalou que o 'Programa + Habitação' está em discussão pública desde 16 de fevereiro e "contém diversas medidas fiscais que o Governo submeterá à Assembleia da República".

No texto, acentua-se mesmo que, nos termos da Constituição, o parlamento "tem competência exclusiva para legislar sobre esta matéria, tendo em vista a criação de incentivos fiscais ao arrendamento acessível, a diminuição da tributação em IRS para os senhorios e o desagravamento da taxa de IVA para a construção e reabilitação de imóveis destinados ao arrendamento, entre outros incentivos fiscais".

Ao início da noite, o Presidente da República anunciou que tinha promulgado o decreto-lei do Governo que cria apoios às rendas e créditos à habitação, considerando que são "medidas necessárias e urgentes", mas "lamentando que não sejam mais alargadas".

Leia Também: Habitação. Marcelo dá ok a apoios a rendas e créditos (mas com 'recado')

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório