Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Momento é oportuno" para intensificar atração de investimento

A OCDE considera que "o momento é oportuno" para Portugal "intensificar os esforços de atração de investimento direto estrangeiro (IDE), num relatório hoje divulgado.

"Momento é oportuno" para intensificar atração de investimento
Notícias ao Minuto

15:06 - 20/03/23 por Lusa

Economia OCDE

"Portugal tem um dos níveis mais elevados de 'stock' de capital direto estrangeiro entre os países da OCDE (71% do PIB em 2021), mas o nível de investimento total (público e privado) em relação ao PIB continua a ser dos mais baixos da UE", lê-se no relatório O Impacto do Quadro Regulatório no Investimento Estrangeiro em Portugal.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) refere que, "tal como muitos outros países desenvolvidos, Portugal tem uma população em rápido envelhecimento e decréscimo, o que afetará a contribuição do fator-trabalho para o crescimento económico a longo prazo".

Ora, "em consonância com as prioridades estratégicas de Portugal para a próxima década, Portugal deveria envidar esforços no sentido de mobilizar mais investimento a fim de modernizar os setores da indústria transformadora e dos serviços e apoiar o crescimento da produtividade a longo prazo", recomenda.

Além disso, a OCDE defende que "Portugal também beneficiaria de um maior investimento em ativos TIC [tecnologias de informação e comunicação] por parte das empresas nos mais diversos setores económicos para sustentar a transição digital e manter a sua reputação como pólo de tecnologia e inovação".

Acresce que o IDE também pode "continuar a apoiar a transição de Portugal" para uma economia neutra em carbono até 2050.

De acordo com o relatório da OCDE, a invasão da Ucrânia pela Rússia "reforçou os potenciais benefícios de continuar a mobilizar o interesse dos investidores estrangeiros para o setor das energias renováveis em Portugal e para expandir a capacidade de produção de energias limpas".

Assim, além de "ajudar a enfrentar alguns dos desafios económicos" trazidos pela guerra, "os investidores estrangeiros podem também contribuir para a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal, na sequência da pandemia de covid-19".

Face a isto, a OCDE considera que "o momento é adequado para prosseguir com reformas destinadas a aumentar a atratividade de Portugal em termos de IDE, uma vez que as reformas estruturais previstas no Programa de Reestruturação estão a ser delineadas em muitos domínios de intervenção".

O relatório da OCDE compara o quadro regulatório para o investimento em Portugal com um grupo de economias europeias homólogas, identifica eventuais entraves ao investimento e avalia em que medida um ambiente de negócios mais favorável pode ajudar a atrair mais IDE para o país. Além disso, propõe uma série de reformas que o Governo de Portugal poderia considerar para aumentar o nível de IDE na economia.

Leia Também: Turistas desmaiam em fila de "quatro horas" no aeroporto de Faro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório