Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Confiança dos consumidores alemães melhora ligeiramente em fevereiro

A confiança dos consumidores alemães melhorou ligeiramente em fevereiro, com o índice da GfK a cifrar-se em -33,9 pontos, contra -37,6 no mês anterior, o que representa o quarto aumento consecutivo no indicador, foi hoje anunciado.

Confiança dos consumidores alemães melhora ligeiramente em fevereiro
Notícias ao Minuto

13:57 - 24/01/23 por Lusa

Economia Alemanha

"Com o quarto aumento consecutivo, a tendência positiva do sentimento do consumidor está a consolidar-se. Embora o nível ainda seja muito baixo, o pessimismo diminuiu recentemente", explicou Rolf Bürkl, especialista em consumo da GfK.

"A queda dos preços da energia, como a gasolina e o óleo de aquecimento, garantiu que o sentimento do consumidor é menos pessimista. Contudo, 2023 ainda será difícil para a economia nacional", advertiu Bürkl, uma vez que o consumo privado não poderá dar um contributo positivo para o desenvolvimento económico este ano.

Na sua análise, a consultora salienta que as expectativas de rendimento dos consumidores alemães continuam a recuperar, após o indicador correspondente ter subido pelo quarto mês consecutivo, para -32,2 pontos, deixando para trás o mínimo histórico de setembro passado, embora ainda esteja 49 pontos abaixo do nível do ano passado.

Além das expectativas de rendimento, as perspetivas económicas dos consumidores estão também a melhorar significativamente no início do ano. Como resultado, o indicador económico subiu 9,7 pontos para um total de -0,6 pontos, o que significa que está quase de regresso à média de longo prazo de cerca de zero.

"Aparentemente, os consumidores têm cada vez mais a impressão de que a recessão que muitos especialistas esperavam para a economia alemã este ano será menos severa do que se temia há algumas semanas, e poderá mesmo ser evitada por completo", explica a consultora.

Entretanto, a propensão para comprar diminuiu este mês, com o indicador a cair 2,4 pontos para -18,7 pontos, o que significa que os constantes altos e baixos dos últimos meses continuam no início de 2023, dada a incerteza acrescida devido a múltiplas crises e ao facto de muitas famílias esperarem contas de aquecimento significativamente mais elevadas nos próximos meses, para as quais já estão a poupar dinheiro.

Leia Também: Rússia avisa que envio de tanques vai afetar relações com Alemanha

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório