Meteorologia

  • 23 AGOSTO 2019
Tempo
30º
MIN 25º MÁX 32º

Edição

"União Europeia desaparece se não for reformada"

O economista João Ferreira do Amaral considera que “a União Europeia desaparece se não for reformada” e que “a moeda única e as instituições orçamentais não estão apropriadas às diversas zonas da União”, como afirmou em entrevista ao Expresso.

"União Europeia desaparece se não for reformada"

“Estou convencido de que se a União Europeia não se reformar desaparecerá, porque não é possível sustentar muito tempo um espaço com baixo crescimento económico permanente, desemprego muito elevado e insatisfação geral dos povos”, afirmou, em entrevista ao Expresso, João Ferreira do Amaral.

O economista considera que “tradicionalmente, a grande ameaça [à independência de Portugal] era Espanha. Neste momento, é a União Europeia, porque as transferências de soberania têm sido de tal ordem que Portugal e os países mais pequenos não têm instrumentos para lidar com as consequências da globalização”.

Na perspetiva do homem que há muito se manifesta contra a união monetária, a única forma de corrigir a enorme fatura na Europa entre países do Norte e do Sul é “retirar o domínio monetário e orçamental que as instituições monetárias exercem”.

“Devido à moeda única, investimos basicamente em setores protegidos da concorrência externa e temos agora uma estrutura económica que precisa de uma enorme reformulação”, frisou.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório