Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

PRR. Bruxelas já recebeu 2.º pedido de pagamento por parte de Portugal

A Comissão Europeia anunciou esta sexta-feira que recebeu um segundo pedido de pagamento por parte de Portugal, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Trata-se de um 'cheque' de 1,7 mil milhões de euros em subvenções e 109 milhões de euros em empréstimos. A Comissão Europeia dispõe agora de dois meses para avaliar o pedido.

PRR. Bruxelas já recebeu 2.º pedido de pagamento por parte de Portugal
Notícias ao Minuto

13:43 - 30/09/22 por Notícias ao Minuto

Economia MEE

"A Comissão recebeu hoje o segundo pedido de pagamento de Portugal ao abrigo do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MRR). Portugal enviou à Comissão um pedido de desembolso de 1,7 mil milhões de euros em subvenções e 109 milhões de euros em empréstimos (líquidos de pré-financiamentos)", pode ler-se num comunicado enviado às redações. 

Bruxelas recorda que o "plano de recuperação e resiliência global de Portugal será financiado com 15,5 mil milhões de euros em subvenções e 2,7 mil milhões de euros em empréstimos".

Além disso, os "pagamentos efetuados a Portugal ao abrigo do MRR baseiam-se no desempenho e dependem da execução por Portugal dos investimentos e reformas descritos no seu plano de recuperação e resiliência".

Este segundo pedido, explica o executivo comunitário, "refere-se a 20 marcos e metas que abrangem, nomeadamente, reformas e investimentos nos domínios da saúde e das políticas sociais, da transição ecológica e da adaptação às alterações climáticas, como a bioeconomia, os transportes sustentáveis e a gestão florestal".

"Contém igualmente medidas de apoio à transição digital nos setores público e privado, incluindo a formação e a melhoria de competências", acrescenta. 

A Comissão Europeia dispõe agora de dois meses para avaliar o pedido. "Em seguida, enviará ao Comité Económico e Financeiro (CEF) do Conselho a sua avaliação preliminar do cumprimento, por parte de Portugal, dos marcos e metas exigidos para este pagamento", é ainda referido. 

Leia Também: Preços dos combustíveis vão subir na próxima semana

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório