Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

ERSE recorda: Preço do gás no mercado regulado sobe 3,9% já amanhã

Tarifas foram aprovadas a 1 de junho.

ERSE recorda: Preço do gás no mercado regulado sobe 3,9% já amanhã
Notícias ao Minuto

13:11 - 30/09/22 por Notícias ao Minuto

Economia Gás

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) lembrou, esta sexta-feira, que as tarifas e preços do gás natural para o ano gás 2022-2023, aprovadas a 1 de junho, entram em vigor no sábado, dia 1 de outubro de 2022, até 30 de setembro de 2023. 

O regulador lembra, em comunicado, que "aprovou os preços de venda a clientes finais para os consumidores que ainda estejam a ser fornecidos por um dos onze Comercializadores de Último Recurso retalhistas e que abrangia, em agosto, um universo de 221 mil clientes". 

Vale ainda sublinhar que as "tarifas e preços aprovados em junho pela ERSE são fixados para o conjunto do ano tarifário, designado por 'ano gás', que começa a 1 de outubro de cada ano até ao dia 30 de setembro do ano seguinte". 

Os aumentos de preços do gás natural e da eletricidade para os clientes domésticos, no mercado regulado e no liberalizado, entram em vigor no sábado, dia 1 de outubro, o que, em alguns casos, vai pesar quase mais 40 euros na fatura mensal.

"Os consumidores em mercado regulado irão observar, em outubro de 2022, um aumento médio de 3,9% face ao mês anterior. Contudo, tendo presente as atualizações da tarifa de Energia ao longo de 2022, face ao preço médio do ano gás anterior (2021-2022), os consumidores em mercado regulado registarão a partir de outubro (ano gás 2022-2023) um acréscimo médio de 8,2% no preço de venda final", lembra a ERSE, na mesma nota. 

Leia Também: Já há regras para incluir nas faturas custo e benefício do teto ibérico

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório